Prefeito exonera servidor flagrado desviando diesel

Chefe do barracão foi flagrado com carro da prefeitura transportando 200 litros do combustível retirado num posto da cidade

Prefeito de Salto do Itararé Paulo Sérgio Fragoso, o Paulinho Carijó - Reprodução/YouTube

O prefeito de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso, o Paulinho Carijó, em vídeo publicado em uma página que mantém na internet, informou na tarde desta segunda-feira (3), a demissão do funcionário de confiança, Alecssandro Leal, mais conhecido por Tourinho, flagrado por três vereadores na tarde da última sexta-feira (31/05) transportando 200 litros de óleo diesel que havia supostamente desviado de um posto de combustível da cidade onde a prefeitura abastece sua frota.

Em seu pronunciamento o prefeito informa que ficou sabendo do ocorrido através de mídias sociais e imprensa local apontando que um funcionário da prefeitura estaria furtando combustível. “Acerca dos fatos veiculados, gostaria de esclarecer que não compactuo de nenhum ato que venha lesionar o erário público. Em virtude do mencionado, divulgo aqui, algumas medidas tomadas por mim, para resguardar qualquer tipo de dano aos cofres públicos”, explicou, informando sobre a exoneração do funcionário acusado e a instituição de comissão interna de sindicância para melhor apuração dos fatos. “Desde já agradeço a confiança depositada por todos e não deixarei esta barbárie denegrir todo o empenho aplicado até aqui, nesta administração”, concluiu.

Na manhã desta segunda-feira o prefeito esteve na delegacia de Siqueira Campos para tomar conhecimento da situação. Depois do que ouviu a exposição do ocorrido, resolveu exonerar o servidor, que ocupa cargo de confiança.

Relembre o caso

O caso envolvendo Alecssandro Leal (Tourinho) foi denunciado por três vereadores de Salto do Itararé – Norte Pioneiro paranaense, José Nildo dos Santos (Mané da Ambulância), Reginaldo Aparecido da Silva (Zicão) e o presidente da Câmara, Odair Maria da Silva. Eles procuraram o Destacamento de Polícia Militar do município, na tarde desta sexta-feira (31), informando que o chefe do barracão da prefeitura transportava óleo diesel que seria entregue a um receptador.

De acordo com a denúncia, o combustível estaria sendo desviado em uma propriedade rural no Bairro dos Cotas, localizado entre Salto do Itararé e Siqueira Campos. Os policiais foram até o local, mas o suspeito acabou fugindo. Contudo, o combustível furtado foi encontrado na propriedade rural conforme a denúncia, sendo 10 galões de 20 litros cada, totalizando 200 litros de óleo diesel S10.

O combustível apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Siqueira Campos para os procedimentos cabíveis. Na manhã desta segunda-feira o combustível apreendido foi devolvido à prefeitura, mas por precaução a administração municipal resolveu guardar os galões intactos para uma eventual perícia.

Segundo o vereador Mané da Ambulância, o combustível furtado estava sendo transportado em uma Parati da prefeitura. Ao perceber que estava sendo seguido, Tourinho desviou o veículo por um carreador de lavoura de café, livrando-se da carga e empreendeu fuga. Os vereadores contaram que um receptador da carga, que não foi identificado, percebendo que a ação criminosa havia sido desvendada, também fugiu do local.