Inscrições gratuitas para cursos técnicos no Colégio Rio Branco

Alunos que concluíram o 9ª ano podem se matricular para os cursos de Administração, Recursos Humanos, Informática e Formação de Docentes

Santo Antônio da Platina – Desde 1945 em atividade ininterrupta o Colégio Estadual Rio Branco vem fazendo parte da vida de muitas pessoas de diferentes gerações e sustenta a referência em ensino em toda a região, disponibilizando matrículas para as séries do Ensino Fundamental e Médio, além do Ensino Médio Profissionalizante através dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Informática e Formação de Docentes. O dia a dia do Colégio se resume em atividades que transcorrem nos períodos: matutino, vespertino e noturno.

As matrículas para o ano de 2020 na instituição já estão abertas e os cursos profissionalizantes gratuitos são disponíveis para alunos que concluíram o 9ª ano. Através da matrícula escolar Paraná (PR 2020), os pais e alunos poderão reservar as suas vagas com o procedimento de reserva de matrícula online. Como o prazo se encerra no dia 1º de novembro, próxima sexta-feira, além da dificuldade em proceder com a confirmação devido à lentidão de sistema eletrônico, a direção do Colégio colocou à disposição dos interessados uma sala com dois computadores e profissionais preparados para atender e originar a matrícula, agilizando desta forma o procedimento.

Para os cursos de Administração e Informática a duração das aulas é de 18 meses; Recursos Humanos (RH) é de 12 meses, entendidos como períodos subsequentes. Já o curso para Formação de Docentes é de quatro anos de duração.

Atualmente o Colégio tem como diretora a professora Sônia Aparecida Justino Pires e, como diretor auxiliar, o professor Antônio José de Oliveira, mais conhecido como ‘Tom Zé’. O Rio Branco está fechando o ano de 2019 com 1.035 estudantes distribuídos em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso de Formação e os Profissionalizantes. São aproximadamente 100 professores, sete pedagogas, entre as quais, Elaine Antunes, Lucimara Bahls e Josiane Ferreira, quatro coordenadores de cursos e 13 funcionários no geral.

Os professores coordenadores de cursos são: Aguinaldo do Carmo (Administração), Alessandra Guimarães (Informática), Márcia Lomba (Recursos Humanos), Lucimara Bahls e Juliana Garcia (Formação de Docentes).

Informática – O Curso Técnico em Informática oferece noções básicas de informática, arquitetura de computadores, programação (desenvolvimento de sistemas), programação web (desenvolvimento de sites), suporte e manutenção de computadores, educação 4.0 e robótica.

Administração – O Curso Técnico em Adm. aborda a gestão de pessoas, produção e materiais, marketing, matemática financeira, elaboração e análise de projetos, contabilidade, estatística, economia, direito do trabalho, fundamentos do trabalho, prática discursiva, entre outros assuntos.

Segundo a coordenação deste curso o campo de atuação para o profissional Técnico em Administração é bastante amplo e oferece diversas oportunidades como de trabalhar em indústrias, comércio, empresas de prestação de serviços, organizações governamentais e não governamentais, inclusive a possibilidade de abrir seu próprio negócio.

Sônia Pires e Elaine Antunes destacaram que logo que os alunos concluem 50% do curso, as empresas entram em contato para definir o procedimento de preencher vagas para o Programa ‘Jovem Aprendiz’ por exemplo, entre outros. “É uma oportunidade que se abre para os alunos e com resultados muito satisfatórios ao longo dos últimos anos”, disse Elaine. “Todos nós nos sentimos orgulhosos quando vemos alunos estudando num período e, no outro, indo para as empresas colocar em prática aquilo que estão aprendendo no Colégio, realmente é gratificante e comprova a importância do curso e a seriedade dos trabalhos desenvolvidos aqui no Colégio Estadual Rio Branco”, destacou Sônia.

O Programa Jovem Aprendiz no Brasil contrata estudantes com idade a partir dos 14 anos para trabalharem como menor aprendiz ou estagiários. A iniciativa tem base legal através da “Lei do Aprendiz” – 10.097/2000, para jovens que estejam estudando.

RH – A área de Recursos Humanos, ou RH, como é mais conhecido o setor, é uma associação de habilidades e métodos, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Formação de Docentes – A Formação de Docentes, antigo Magistério, tem disciplinas específicas e habilita para dar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso tem duração de quatro anos, e novas turmas estão em formação para os períodos da manhã e tarde. Entre outras atividades deste curso estão: conhecimento de atividades diferenciadas, apresentação artística, oportunidade de estágio remunerado, contação de história, confecção de material pedagógico.

Documentos para matrícula – Os documentos necessários para matrícula no 1º ano do Ensino Médio como também para os cursos Técnicos são: cópia do RG e do CPF do aluno e da mãe ou do pai; cópia da certidão de nascimento; cópia da conta de luz atualizada; declaração de vacina e declaração de matrícula da escola (9ª ano).

O Colégio Estadual Rio Branco está localizado à Rua 19 de Dezembro, nº 1.001, no centro de Santo Antônio da Platina e atende também pelo telefone: (43) 3534-1166.