Festival de Cannes anuncia boicote ao cinema russo em apoio à Ucrânia

Vários festivais europeus já confirmaram a remoção de filmes do país de Vladimir Putin em suas programações deste ano

Após os festivais de cinema de Glasgow e de Estocolmo confirmarem boicote a filmes russos em suas edições deste ano, foi a vez de Cannes anunciar sanções às produções do país governado por Vladimir Putin, caso a guerra continue. A decisão ocorre no sexto dia de invasão das tropas militares da Rússia à Ucrânia.

No anúncio, os responsáveis pelo festival francês, considerado um dos mais importantes do cinema mundial, também saudaram a coragem da população da Rússia por protestar contra a invasão da Ucrânia nas ruas. “Entre eles, estão artistas e profissionais do cinema que nunca pararam de lutar contra o atual regime e que não estão associados de maneira alguma a esses atos intoleráveis e com aqueles que estão bombardeando a Ucrânia”.

Nessa segunda-feira (28/2), o Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, afirmou que não vai mais exibir No Looking Back, de Kirill Sokolov, e de The Execution, de Lado Kvataniya em sua edição deste ano, marcada a partir de amanhã (2/3) até o próximo dia 13. “Acreditamos que seria inapropriado seguir normalmente com as exibições nessas circunstâncias”, diz um trecho do comunicado divulgado pelos responsáveis pela mostra.

O Festival Internacional de Estocolmo, que ocorre em novembro na Suécia, também optou pela remoção dos títulos que tenham incentivo financeiro do governo russo de sua programação. “Posicionamento necessário em um momento como esse. As ações da Rússia são inaceitáveis”, declarou Beatrice Karlsson, coordenadora do festival.

Já o festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, tomou um posicionamento neutro. A organização afirmou que não deve aderir ao boicote para preservar a “liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas”.

 

Fonte: Ranyelle Andrade/Metrópoles

Comentários