Pantanal estreia na Globo com promessa de modernizar a história

A nova versão da novela tem Renato Góes, Juliana Paes, Bruna Linzmeyer e outros nomes no elenco

Há mais de 30 anos, na TV Manchete, uma novela sobre o interior do Brasil, com muita nudez e texto de Benedito Ruy Barbosa conquistou o país. Agora, a partir desta segunda-feira (28/3), a concorrente Globo estreia sua própria versão de Pantanal.

A emissora não trata a próxima novela das 21h como um remake, na verdade, para a Globo trata-se de uma nova versão – curiosamente, nos anos 1990, a produção foi rejeitada pela emissora carioca.

O autor da nova versão, Bruno Luperi – neto de Benedito Ruy Barbosa –, comenta as mudanças entre a novela dos anos 1990 e a que estreia nesta segunda (28/3).

“Hoje em dia, temos a tecnologia a nosso favor. Na época, Jayme Monjardim conduziu muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com todas as dificuldades. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d’água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno. Você consegue captar imagens do Pantanal de maneira diferente daquela época, quando eles não

A trama passa pela história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira). Ao confiar o seu destino nas mãos da natureza, o peão compreende que nada se conquista através da força, ou no laço, como ele acreditava. Nascia, assim, a lenda do maior peão de toda aquela região. O velho Joventino ficou afamado por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão que Joventino desapareceu sem deixar rastros, deixando o filho, José Leôncio, sozinho à espera de seu pai.

“O Pantanal resgata heróis. É uma característica muito forte da obra do meu avô, que tem um caráter épico e fala sobre valores com personagens fortes e inspiradores. O José Leôncio te inspira, te faz acreditar que o mundo pode ser melhor, que existem pessoas que são corretas, dignas. Ainda assim, ele comete seus erros. A novela também tem esse caráter humano, que é o que mais me move, porque gera empatia. Ninguém é perfeito. A possibilidade de se apaixonar e odiar o protagonista e o antagonista é real”, comenta o autor Bruno Luperi.

Grande elenco

Após os números frustrantes de audiência de Um Lugar ao Sol, a Globo aposta pesado em Pantanal. Para isso, um grande elenco está escalado na novela – principalmente, em meio à saída de atores da emissora em diração ao streaming.

 

Fonte: Luiz Prisco/Metrópoles

Comentários