Artistas se revoltam com gravadoras após pedidos de virais no TikTok
Segundo alguns cantores como Halsey, Ed Sheeran e Florence, eles estão sendo obrigados a produzir conteúdos para a rede social
O TikTok é, atualmente, um lançador de tendências em todos os estilos artísticos, incluindo a música. Muitos dos hits que estão fazendo sucesso nas plataformas de streaming contam com uma dancinha ou uma trend viral na rede social. Entretanto, essa produção exacerbada de conteúdo não agrada todos os cantores. Ed Sheeran, Halsey, Charli XCX e Florence foram alguns dos artistas que manifestaram a sua indignação com o pedido das gravadoras para que fossem feitos vídeos para viralizar suas músicas no TikTok. Apesar do foco dos vídeos produzidos para a rede social ser ironizar as ordens, todos eles ultrapassaram a marca de um milhão de visualizações.
Halsey afirmou que “está cansada” das ordens da gravadora. “Basicamente eu tenho uma música que eu amo e quero lançar o mais rápido possível, mas minha gravadora não deixa. Eu estou nessa indústria por oito anos, vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora diz que eu não poderei lançar enquanto não tiver um viral no TikTok. Tudo é sobre marketing e eles estão fazendo isso com todos os artistas atualmente. Eu só quero lançar músicas”, desabafou.
Ed Sheeran, por sua vez, fez um vídeo de “protesto”. O cantor colocou sua música no fundo, uma mensagem e apareceu comendo biscoito no vídeo. “Quando você supostamente deveria estar fazendo propagandas do seu lançamento, mas tudo que você quer é um biscoito e você decide que comer um biscoito pode ser a divulgação desta música porque todos amam biscoito”, ironizou.
Em um vídeo onde aparece visivelmente desanimada cantando lo-fi, Florence diz que a gravadora começou a pedir para que ela produzisse esses conteúdos para o TikTok. “Por favor me ajudem”, escreveu na legenda.
Nos comentários dos vídeos, os fãs se dividem sobre as reclamações. A maioria acredita que as gravadoras não deveriam interferir tanto na produção dos artistas para as redes sociais e dar mais liberdade na gravação de novas músicas. Por outro lado, alguns internautas afirmam que os cantores devem fazer seu trabalho de produzir conteúdos sem reclamação, visto que deve ser uma das cláusulas contratuais, e dizem até se divertir com os pedidos das gravadoras por vídeos virais.
Fonte: Vinícius Veloso/Metrópoles