Médica indica quais são os melhores hábitos para prevenir o Alzheimer

A doença é um dos principais tipos de demência e pode ser evitada com hábitos do dia a dia. Geriatra explica quais são

O Alzheimer é uma das demências mais conhecidas e é caracterizado pela perda gradual de funções cognitivas, como a memória, o raciocínio, a concentração e a comunicação. Os sintomas são causados pela morte de células cerebrais e a progressão da doença é dividida em três estágios: leve, moderado e grave. Apesar de não ter cura, quando o Alzheimer é diagnosticado e tratado precocemente, pode ser freado com medicamentos.

a tomada precoce das medidas pode prevenir até metade dos casos de Alzheimer.

1. Prática regular de exercícios físicos

“O ideal é praticar 150 minutos semanais de atividades intensas, como corridas e musculação, ou 300 minutos de atividades de baixa intensidade, como caminhadas e yoga”, comenta Celene. De acordo com um estudo da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, praticantes de exercícios físicos têm até 33% menos chance de desenvolver demência.

2. Controlar o colesterol e a diabetes

O controle de doenças crônicas é essencial para evitar condições degenerativas, e existem vários estudos que indicam a relação delas com problemas como o colesterol alto e o alto nível de açúcar no sangue.

3. Alimentação variada

A opção por alimentos naturais e com nutrientes variados, como proteínas, verduras, carboidratos e fibras, é essencial para combater o desenvolvimento de demências. Ingredientes ricos em fibras, como folhas verdes e frutas, e em ômega-3, como peixes, por exemplo, são considerados importantes no combate ao Alzheimer.

4. Socialização

Além de praticar exercícios físicos, ter a saúde em dia e uma alimentação saudável, a geriatra ressalta a importância da socialização na prevenção de doenças degenerativas. Estudos confirmam que ter muita interação social, conversando com amigos e parentes com frequência, pode até reverter os primeiros sinais de perda cognitiva.

5. Vacinação em dia

“Os benefícios das vacinas vão além de prevenir contra as doenças-alvo, e ajudam também a evitar o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Entre elas estão a vacina contra a gripe e contra a pneumonia”, ensina Celene. Segundo a médica, os imunizantes impedem que o cérebro se desgaste com infecções virais e bacterianas e tenha qualquer tipo de morte celular, que está relacionada com as condições neurodegenerativas.

6. Evitar álcool e cigarro

A relação do Alzheimer com hábitos como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas é comprovada por estudos recentes. De acordo com especialistas e pesquisadores em saúde, as substâncias podem provocar a perda mais agressiva e rápida das funções cognitivas.

7. Reserva cognitiva

“Uma das melhores formas de prevenção contra o Alzheimer é estimular a mente com estudos, leituras e cursos diversos. Essas práticas aumentam a reserva cognitiva e previnem a morte das células cerebrais”, aponta a médica.

Outras formas eficientes de prevenção do Alzheimer indicadas pela especialista são ter uma boa noite de sono e estar atento a perdas auditivas, pois quando não são tratadas, elas podem resultar na queda da cognição.

 

Metrópoles

Comentários