Veículos elétricos seguem tendência de crescimento e frota paranaense triplica

O Paraná, em comparação com outros estados, é o sexto com mais veículos elétricos

Os números de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in vem aumentando a cada ano. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Paraná possuía 2.135 unidades em maio de 2020. Esse número saltou para 6.363 em maio de 2022, o que registra um aumento de 198%. Durante o mesmo período, a frota brasileira passou de 30.679 unidades para 92.261.

Além disso, o Paraná, em comparação com outros estados, é o sexto com mais veículos elétricos, tendo aproximadamente 6,9% da frota nacional. Curitiba é a cidade paranense com mais unidades, com 2.865, número que a coloca como a quinta cidade de todo o Brasil.

Para o Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza, 1º Diretor Administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), essa tendência vem sendo aceita pelo público, principalmente por conta do apelo sustentável.

“É, sem dúvida nenhuma, uma opção inteligente que contribui com a redução dos danos ambientais, para quem pode investir um pouco mais. Não é possível afirmar que ele será a única opção para o futuro, mas é uma bem positiva que temos atualmente”, ressalta Versoza.

Um dos principais benefícios da utilização de veículos elétricos é a redução dos danos ambientais. O engenheiro eletricista conta que sua utilização tem emissão zero de carbono e poluição sonora, além de utilizar de fontes de recursos renováveis do planeta e ter custos de manutenção menores do que os carros com motor de combustão.

“Mas nem tudo é maravilhoso. Atualmente, o proprietário possui dificuldades com a baixa autonomia, longo tempo de recarga e deficiência de postos de recarga espalhados pelas cidades e estradas”, completa.

 

Tá no site

Comentários