5 dicas para começar a treinar e correr uma maratona

As meias-maratonas e maratonas exigem muito do corpo. O preparo físico e mental é importante para completar as provas com segurança

A preparação para uma prova de corrida de longa distância, como meias-maratonas (21,1 km) e maratonas (42,195 km), exige muito de um atleta. Manter a constância, superar os próprios limites e conseguir aumentar a distância percorrida dependem de muito treinamento dos corredores.

De acordo com o maratonista de elite e profissional de educação física Flávio Guimarães, responsável pela Equipe Super Time de Brasília, qualquer pessoa pode competir nessas provas. O primeiro passo é ter disposição mental para treinar e construir, junto com o treinador, uma estrutura física e muscular resistente para o corpo suportar com segurança as cargas do treinamento.

Comece com pouco e tenha constância

A corrida é um esporte que pode ser comparado a uma escada. Para chegar às provas de meia-maratona e maratona, os corredores precisam começar com pequenas distâncias, como as provas de 5 km e, depois, as de 10 km. Pular etapas exige muito do corpo e aumenta o risco de sofrer lesões, diminuindo a constância no treino.

Procure um especialista em treinamento de corrida

Um profissional qualificado garantirá corridas mais seguras, sem lesões e com uma evolução mais rápida, além de ser um motivador para que os objetivos sejam alcançados.

Inclua a musculação no treino

A musculação é peça importante para a prevenção de lesões em todas as fases de treino, tanto para atletas amadores quanto para os de alto rendimento. Ela contribui também para o aumento da resistência muscular e para o equilíbrio hormonal.

Treine também na grama, terra e brita

O maratonista de elite e profissional de educação física explica que as principais lesões dos corredores estão relacionadas a um desequilíbrio muscular combinado com os treinos feitos em asfalto e calçadas. Uma estratégia para evitar o problema é conciliar os treinos em outros terrenos, como grama, terra e brita.

Dedique um tempo para o descanso

Enquanto está correndo longas distâncias, a musculatura de um atleta é muito exigida, sofrendo um processo natural de microlesões. A folga entre os treinos é fundamental para a recuperação muscular e para evitar contusões.

Em quanto tempo os resultados aparecem?

Os resultados dos treinos dependem de alguns fatores, como as individualidades de cada atleta e dos treinos. Segundo Guimarães, um atleta pode estar pronto para uma prova de meia-maratona em, ao menos, seis meses. Uma prova de cinco ou 10 km pode ser feita em 16 semanas.

 

Metrópoles

Comentários