Dia Nacional do Rádio será oficializado

No ano em que o rádio completa 100 anos (MCom) propõe tornar o dia 25 de setembro, uma homenagem oficial

No ano em que o rádio completa 100 anos, o Ministério das Comunicações (MCom) propõe tornar o dia 25 de setembro, que já é considerado o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, uma homenagem oficial. De acordo com a proposta aprovada, será encaminhado um PL para a data seja reconhecida, em homenagem ao nascimento do cientista e educador Edgar Roquette-Pinto, considerado “pai do rádio no Brasil”. O presidente da ABERT, Associação Brasileira de Rádio e Televisão, Flávio Lara Resende, destaca que a data foi lançada como Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, em 13 de setembro de 1966, durante abertura do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT.

O presidente a AERP, Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Caique Agustini, comemora a conquista e destaca a relevância do rádio nos lares e na vida das pessoas.

De acordo com um estudo feito pela Kantar IBOPE Media demonstra como o meio, no ano em que completa um século, evoluiu com as novas tecnologias. O Rádio foi consumido por 83% da população das 13 regiões metropolitanas auditadas de abril a junho de 2022, o que representa um incremento de 3 pontos percentuais em relação a 2021. O consumo de Rádio online também tem crescido: 7,4 milhões de pessoas (85% a mais que em 2019) afirmam ter consumido o meio através da internet. Para o professor, consultor, palestrante e escritor, Fernando Morgado, o rádio é uma mídia eterna e sempre moderna, com uma capacidade incrível de transformação.

 

AERP

Comentários