Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos em Santo Antônio da Platina

Mulher de 60 anos faleceu no dia 13 de setembro

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no município. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que faleceu no dia 13 de setembro em decorrência de um câncer.

“A suspeita de infecção pelo vírus monkeypox (varíola dos macacos) foi dos médicos do Hospital do Câncer de Londrina, onde a paciente fazia tratamento, e confirmada na segunda-feira (26) pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, porém, a causa da morte foi câncer”, informou a secretária de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão, salientando que familiares da paciente estão sendo monitorados.

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sintomas

A OMS descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica.

Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença Casos considerados “prováveis” incluem sintomas semelhantes aos dos casos suspeitos, como contato físico pele a pele ou com lesões na pele, contato sexual ou com materiais contaminados 21 dias antes do início dos sintomas.

Soma-se a isso, histórico de viagens para um país endêmico ou ter tido contato próximo com possíveis infectados no mesmo período e/ou ter resultado positivo para um teste sorológico de orthopoxvirus na ausência de vacinação contra varíola ou outra exposição conhecida ao vírus.

 

Metrópoles

Comentários