Mais de 150 milhões de eleitores vão às urnas no domingo e saber a ordem de votação é fundamental

São, ao todo, cinco votos

No domingo, mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas para o primeiro turno das eleições.

Este ano, escolheremos os nomes daqueles que nos representarão como presidente da República, governador, deputado federal e estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), além de um senador.

São, ao todo, cinco votos. Saber a ordem em que eles devem ser registrados na urna eletrônica é muito importante para evitar confusões ou até mesmo a anulação do voto.

O primeiro voto será para deputado federal, com quatro dígitos. Depois, o eleitor deve escolher o deputado estadual, que tem cinco dígitos.

O terceiro voto é para senador, com três dígitos.

Na sequência, a escolha é para Governador e, por último, para presidente. Nos dois casos, os candidatos são identificados por 2 dígitos.

Para não se confundir no momento da votação, a sugestão é levar uma lista com os números dos escolhidos ou escolhidas na ordem em que vão aparecer na urna, a chamada “cola eleitoral”.

Vale lembrar que, no nosso país, estão o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 anos e 69 anos de idade; é facultativo para aqueles que são analfabetos, para os jovens de 16 e 17 anos e e para os idosos acima de 70.

Neste ano, a votação vai começar e terminar simultaneamente em todo o território nacional, independentemente das diferenças de fuso horário. Considerando o horário de Brasília, as seções de votação abrem às 8 da manhã e fecham às 5 da tarde.

 

Rádio 2

Comentários