Luísa Sonza publica retratação e pede desculpa após caso de racismo

Em uma série de vídeos publicados no Twitter, a cantora reconheceu que sua atitude "reproduziu racismo estrutural"

A cantora Luísa Sonza publicou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (5/10), retratação formal e pediu desculpas após responder na Justiça acusações de racismo e ter de pagar danos morais. Em uma série de vídeos publicados no Twitter, a artista reconheceu que sua atitude “reproduziu racismo estrutural”, mas apontou que a atitude não foi sua intenção.

“Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção”, inicia.

“Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural. Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020”, completa Luísa.

“As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo. Para que não haja qualquer dúvida, pontuo que as publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel, que em nenhum momento quis notoriedade. Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade”, conclui Luísa, finalizando o texto com um novo pedido de desculpas: “Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel”. Relembre o caso Em entrevista ao site Notícia Preta em 2020, Isabel revelou que, durante uma viagem a Fernando de Noronha em 2018, Luísa Sonza teria segurado seu ombro e pedido um copo d’água, supondo que a mulher fosse uma funcionária do local. “Era meu aniversário, eu tinha viajado sozinha e estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso parei atrás da Luísa. No evento tinham vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse ‘Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou ‘Você não trabalha aqui?’”, narrou a vítima.

Isabel relata que retrucou a cantora e frisou que Sonza nunca teria a mesma atitude se uma pessoa branca estivesse em seu lugar: “Na hora, eu disse a ela que ela nunca sentiria o que eu estava sentindo, pois ela nunca seria confundida com as pessoas que servem nas festas que ela frequenta. Não é demérito algum ser empregada, eu mesma já fui doméstica, a questão é por que a branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?”, indagou.

A defesa de Luísa Sonza, no entanto, pediu a extinção do processo alegando que Isabel atua de má-fé, pois deseja “usufruir de vantagens financeiras e obter seus cinco minutos de fama”. A própria cantora negou o ocorrido em 2020 quando o caso foi revelado: “Gente, tudo isso é mentira! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é o meu caráter, minha índole”.

 

Fonte: Juliana Barbosa/Metrópoles

Comentários