Confira 4 alimentos que são saudáveis mas podem fazer mal

Existem alimentos com alto valor nutricional que não são recomendados para todas as pessoas devido a características específicas

Se você dá preferência a alimentos naturais e evita os industrializados, já deu um grande passo para conquistar uma saúde melhor. No entanto, além disso, também é importante estar atento às condições nas quais os alimentos são consumidos.

O nutricionista Bruno Redondo destaca, por exemplo, que alimentos ricos em amido elevam a glicose no sangue muito rápido – ou seja, quem tem diabetes ou está tentando perder peso deve limitar o consumo deles na alimentação.

Outro erro comum é temperar a salada com sal. Apesar de a ingestão de folhas ser altamente recomendada pelo aporte de fibras ao corpo, o sal pode desequilibrar a dieta e até a pressão arterial.

Confira alimentos saudáveis que, dependendo do caso, podem não ser a sua melhor escolha:

1. Brotos de bambu, feijão e alfafa

Os brotos de bambu, feijão e alfafa são opções saudáveis e nutritivas, mas exigem um cuidado extra para o consumo. Isso porque costumam ser cultivados em locais de clima quente, onde há maior propagação de bactérias. Pessoas com o sistema imunológico mais fraco, como os idosos, estão mais suscetíveis a apresentar uma infecção intestinal em caso de contaminação desses alimentos. A dica do nutricionista Bruno Redondo é cozinhá-los antes do consumo ou higienizá-los com uma solução de cloro para evitar surpresas desagradáveis.

2. Vegetais ricos em amido

Embora sejam cheios de nutrientes, vegetais com bastante amido costumam gerar um aumento imediato da glicose no sangue. Devem ser consumidos com parcimônia, especialmente, por quem tem diabetes. Batatas, mandioca, milho e inhame são alguns exemplos de alimentos desse grupo.

3. Folhas temperadas com sal

As saladas de folhas são uma opção excelente para a alimentação. Elas aumentam a sensação de saciedade e colaboram para o trânsito intestinal. No entanto, ao temperá-las, é necessário tomar cuidado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o consumo diário de sal deve ser limitado a cinco gramas – o equivale a 6 pacotinhos daqueles que são encontrados em restaurantes e, como o tempero entra em quase tudo, esse patamar de sal é facilmente atingido. Uma dica muito repetida pelos nutricionistas é substituir o sal por alho e ervas.

4. Suco de laranja

Embora a fruta seja altamente recomendada pelos profissionais de saúde, o açúcar adicionado ao suco prejudica a qualidade do alimento. Pessoas com diabetes devem evitar.

O suco de laranja também não é uma boa opção para pessoas que tratam colesterol alto com medicamentos. O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), por exemplo, é enfático ao recomendar que quem ingere sinvastatina não deve beber o suco – a bebida potencializa os efeitos colaterais do remédio.

 

Metrópoles

Comentários