Novembro Azul: três fatos importantes sobre o câncer de próstata

Muitos homens ainda se negam a consultar com um especialista por receio e preconceitos

O Novembro Azul é o movimento internacional de conscientização do câncer de próstata. A campanha começou no ano de 2003 em alusão à data de 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o que torna o o mês ideal para esse trabalho em todo o mundo. O câncer ainda é cercado de preconceito, e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar a expectativa de vida do paciente. Saiba três fatos sobre o câncer de próstata no início deste Novembro Azul.

Conheça três fatos sobre o câncer de próstata

Causas

É incerta a causa do desenvolvimento do câncer de próstata, mas especialistas apontam certos hábitos como agravantes no crescimento da doença. A dieta alimentar está entre os fatores de risco — cardápios ricos em gorduras saturadas contribuem para a obesidade, que aumenta o risco de desenvolver o tumor. O uso de anabolizantes e o tabagismo também estão inclusos na lista de hábitos que podem causar câncer.

Além disso, a genética contribui para o surgimento dos tumores quando há casos em que o pai ou o irmão do paciente já tiveram câncer.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença. Nos casos iniciais, o paciente realiza cirurgia, terapia hormonal e radioterapia. A realização do exame pode ajudar a identificar o câncer logo no início da doença e, consequentemente, aumentar a chance de sucesso do tratamento.

ATIVIDADES FÍSICAS

O estilo de vida saudável é importante para manter a saúde do organismo em dia, mesmo sem nenhuma comprovação científica de que o câncer de próstata pode ser evitado com a prática de atividades físicas. “O INCA (Instituto Nacional do Câncer) e o Ministério da Saúde concordam que uma rotina saudável, alimentação balanceada e outros fatores ligados ao bem-estar podem ajudar na prevenção não só deste, como de diversos outros tipos de carcinomas”, disse o oncologista do Grupo Oncoclínicas, em São Paulo, Dr. Andrey Soares.

O QUE É?

A próstata é a glândula masculina situada na parte inferior do abdômen e está entre a uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada. A glândula também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual.

Dor ou ardor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e necessidade de urinar várias vezes durante o dia e a noite estão entre os principais sintomas. A possibilidade do câncer de próstata ganha força com aumento da idade e torna-se comum depois dos 50 anos de idade.

 

Metrópoles

Comentários