Sebrae/PR mobiliza para a Semana Global do Empreendedorismo

A campanha mundial acontece de 14 a 20 de novembro. No Paraná, ações ocorrem durante todo o mês de novembro

Em 2022, a Semana Global do Empreendedorismo completa 15 anos

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE), mobilização que conta com a participação de 180 países para capacitar empreendedores ao redor do mundo, chega e sua 15ª edição neste ano, que será realizada entre os dias 14 e 20 de novembro. Desde 2018, o Sebrae é a organização que lidera o Conselho da Semana Global, que reúne ainda Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement. No Paraná, a campanha será feita durante todo o mês de novembro.

No Brasil, nos últimos quatro anos, a SGE mobilizou 3,5 milhões de pessoas interessadas em expandir ou liberar ideias criativas para novos negócios. No Paraná, em 2021, foram cadastradas 1.087 atividades, com a participação de 299 municípios, e um público que chegou perto de 100 mil pessoas. Em 2020, a participação foi ainda maior, com 1.620 eventos cadastrados em 326 municípios, e público estimado em 150 mil pessoas.

“Queremos mobilizar o ecossistema do empreendedorismo. Por isso, convidamos as pessoas para participarem e cadastrar as ações em seus municípios. Pode ser um curso, um workshop, uma palestra, desde que o tema esteja relacionado à arte de empreender”, explica a consultora do Sebrae/PR, Janaína Nardin Dib.

Esse ano a proposta dos organizadores da Semana é focar na questão das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça.

Dados recentes divulgados pelo Atlas dos Pequenos Negócios no ano de 2022, indicam que as mulheres são minoria, entre os proprietários de micro e pequenas empresas (MPE). O percentual de participação feminina atinge apenas 29%. O documento mostra que o Distrito Federal (DF) e Sergipe (SE) são os estados com as maiores proporções de mulheres entre os donos de negócios.

Por outro lado, a pesquisa também aponta que os homens negros são maioria entre os microempreendedores individuais (MEI). E que a maior parte dos empreendedores iniciais no Brasil ainda são homens, jovens (25 a 44 anos). São considerados empreendedores iniciais todos aqueles com menos de 3 anos e meio de empresa.

A proporção de empreendedores que se auto classificam como negros é bem maior nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto as regiões Sul e Sudoeste apresentam as menores proporções de pessoas negras donos do próprio negócio, chegando a apenas 15% nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para empreendedores que buscam as capacitações oferecidas na Semana Global do Empreendedorismo, basta acessar a página http://empreendedorismo.org.br, clicar em “Atividades”, selecionar o estado e a cidade, definir as datas de início e fim da atividade, e escolher o tema, com opções que vão da economia criativa até vendas e marketing.

Conheça a SGE

Com a participação de empreendedores de 180 países, a Semana Global do Empreendedorismo completa, em 2022, 15 anos ajudando milhões de pessoas a liberar suas ideias para iniciar ou expandir negócios. Anualmente, em novembro, cerca de 10 milhões de pessoas participam de atividades e eventos que os inspiram a agir e fornecem o conhecimento, a experiência e as conexões de que precisam para ter sucesso.

Para este ano, a proposta é focar na diminuição das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça. Dentro deste contexto, vários eventos conectados com a equidade entre os empreendedores farão parte da programação, como a revelação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, no dia 22 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, dia 19 de novembro, e o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná

 

Comentários