Fiéis se despedem de Bento XVI: “Que tua alegria seja perfeita”
Papa Francisco presidiu missa fúnebre do papa emérito Bento XVI, que reuniu milhares de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano
Mais de 200 mil pessoas prestaram as últimas homenagens ao papa emérito Bento XVI desde a última segunda-feira (2/1), quando corpo do religioso foi exposto para o velório na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nesta quinta-feira (5/1), o papa Francisco preside a missa exequial para encerrar o funeral de Joseph Ratzinger, que morreu no dia 31 de dezembro de 2022.
Na noite de quarta-feira (4/1), o caixão com o corpo de Bento XVI foi fechado. O caixão é triplo, com uma primeira cobertura em cipreste, outra em zinco e uma última em carvalho. Nele também estão diversos objetos relacionados ao papa emérito. Entre eles, o Regito, texto que fica em cilindro de metal e que conta a história de vida de Joseph Ratzinger, desde que ele nasceu até sua morte.
O papa Francisco, muito emocionado, exaltou a vida de fé e de trabalho do amigo. “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz”, disse, em um dos momentos da missa exequial.
Metrópoles/Leonardo Meireles