DiCaprio homenageia ministra dos Povos Indígenas em evento pré-Oscar

O ator Leonardo DiCaprio homenageou a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante o evento pré-Oscar Green Carpet Fashion Awards

O Brasil não concorre ao Oscar na noite deste domingo (12/3), mas foi celebrado em um evento prévio, o Green Carpet Fashion Awards — focado em moda e meio ambiente. Durante o evento, o ator Leonardo DiCaprio entregou um prêmio à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

A homenagem na categoria Healer, que se traduz como Curadora da Terra, reconhece a ativista “pelas extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global”. Na entrega da premiação, DiCaprio ressaltou o trabalho que Sônia Guajajara tem feito no Brasil, com foco na floresta amazônica.

“A ministra Guajajara tem sido uma feroz ativista ambiental por muitos anos. Muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas. Durante o reinado desastroso do governo anterior, ela foi um constante farol de esperança. Diante de graves ameaças aos povos indígenas, ela tem sido uma força poderosa.”

Ele enfatizou ainda que a Amazônia é importante tanto para a manutenção da vida no planeta. “Ela é fundamental para sustentar a vida muito além de suas fronteiras, ajudando a impulsionar os ciclos globais da água e os padrões climáticos, que afetam as chuvas, mesmo na Califórnia“, explicou no discurso.

No Instagram, Sônia Guajajara celebrou a conquista. “Foi uma grande honra e alegria este reconhecimento tão importante. Ter representado o Brasil nesta premiação, passar uma mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional, e também desfrutar da companhia de outros parentes indígenas do mundo neste momento de conquista.”

 

Fonte: Beatriz Queiroz/Metrópoles

Comentários