“Politização do Oscar”, diz Kremlin sobre prêmio ao documentário Navalny

Governo russo reagiu negativamente à vitória do documentário Navalny, que aborda a vida do principal opositor de Vladimir Putin, no Oscar

Após a vitória do documentário Navalny (2022) no Oscar, o governo de Vladimir Putin afirmou que a estatueta conquistada pelo documentário é um “elemento de politização” na maior premiação do cinema mundial.

“Não posso julgar as qualidades do documentário porque não o vi”, disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, nesta segunda-feira (13/3). “No entanto, embora eu não tenha visto, ouso dizer que há um elemento de politização da questão”, afirmou. O governo russo afirmou que Hollywood muitas vezes não hesita em politizar suas produções, por isso “essas coisas acontecem”.

Opositor russo Dirigido por Daniel Roher, Navalny conta a história de Alexei Anatolievitch Navalny, o principal opositor ao governo russo preso desde 2021, quando foi detido após retornar da Alemanha, onde se tratava de uma tentativa de assasssinato por envenenamento.

Em maio de 2022, Navalny foi condenado a nove anos de prisão em regime fechado, acusado de fraude e desacato. Desde junho passado, a família do opositor russo diz não saber onde o blogueiro e ativista político está preso.

 

Fonte: Junio Silva/Metrópoles

Comentários