Representantes de todas as regiões brasileiras fazem capacitação do Polo de Liderança Sebrae

O objetivo é levar a metodologia do Polo para todos estados brasileiros

O Sebrae/PR recebeu 35 instrutores de 19 estados brasileiros para participar de uma capacitação do Polo de Liderança Sebrae, uma estratégia para formação e mobilização de líderes em nível nacional. O objetivo é preparar as lideranças para ajudar na construção de relacionamentos, desenvolvimento e melhoria do ambiente para os pequenos negócios.

Em Curitiba, técnicos do Sebrae de todas as regiões brasileiras conheceram novos programas e metodologias, com conteúdos de referência para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para os líderes. O Polo de Liderança Sebrae conta com um portfólio de oito produtos.

Julio Cezar Agostini, coordenador nacional do Polo de Liderança Sebrae, relata que a capacitação foi dividida em três etapas, sendo a primeira concluída nesta semana. Nas duas primeiras, os participantes aprofundarão o conhecimento sobre quatro dos oito produtos disponíveis no portfólio. A última capacitação será direcionada para os coordenadores estaduais do Polo de Liderança. Ao todo, representantes de 21 estados vão participar das capacitações, até a metade do ano.

Atualmente, 12 estados da federação participam do Polo de Liderança Sebrae. O objetivo, conforme o coordenador nacional, é levar a capacitação para os 26 estados, mais o Distrito Federal.

“Temos a meta de até o final 2023 chegar a 18 unidades federativas e, 100% até o final de 2024. Estamos trabalhando para que isso aconteça. Por isso, trouxemos instrutores e técnicos de estados que ainda não aderiram ao Polo de Liderança”, afirmou Julio Cezar Agostini.

Danilo de Azevedo, gestor estadual do Polo de Liderança de Mato Grosso do Sul, participou da capacitação em Curitiba e trouxe dois consultores do Sebrae/MS para conhecer mais sobre o Polo de Liderança do Sebrae.

“O Sebrae/MS investe, significativamente, em programas de liderança em projetos como o Líder, o Sebrae Delas e o Cidade Empreendedora. Esses programas são fundamentados em líderes empresariais e gestores públicos, e contribuem amplamente para a capacitação de nossos consultores. Mas, é sempre vantajoso trazer mais consultores, especialmente aqueles localizados em áreas remotas do estado, para otimizar os resultados”, relatou Danilo.

Do Rio Grande do Norte, Cátia Lopes, gerente da unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial, veio para o curso em busca de expandir o programa no Estado, que lançou o Polo de Liderança em 2022 e conta com seis consultores capacitados.

“É valioso considerar o tema da liderança, especialmente diante das crises enfrentadas pelos líderes, atualmente. É essencial que os líderes estejam devidamente preparados e capacitados para exercer seus papéis com eficácia, seja em entidades, empresas ou em representações públicas, como comitês, sindicatos e associações. É crucial que os líderes de todos os setores tenham conhecimento sobre o papel do líder, suas atitudes e como agir diante desse cenário desafiador”, discorreu Cátia.

Transversalidade Julio Agostini reforçou que, entre a gama de produtos e serviços oferecidos no Sebrae, a transversalidade é o diferencial da atuação na área de liderança.

“A característica desse trabalho é que ele é tanto estratégico quanto sistêmico, pois, nossa atuação pode impactar toda a programação do sistema Sebrae. Isso se deve ao fato de que existem líderes em todos os públicos atendidos e a nossa intenção é desenvolver ainda mais esses líderes que já atuam nos projetos da organização”, concluiu Julio.

Estados participantes Participaram desta capacitação do Polo de Liderança Sebrae representantes do Paraná, Pará, Rondônia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, São Paulo, Piauí, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Sergipe e Roraima.

Por: Redação/ Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná

Comentários