Assembleia Itinerante vai aproximar Poder Legislativo e a população do Paraná

Projeto Assembleia Itinerante vai aproximar Poder Legislativo e a população do Paraná. Primeiro encontro será dia 12 de abril, em Londrina.

O Poder Legislativo tem papel preponderante no desenvolvimento do Paraná. Mas muita gente não sabe – ou sabe pouco – qual é o papel que a Assembleia Legislativa desempenha no dia a dia da vida dos cidadãos e os benefícios que sua atuação traz para o Estado do Paraná.

É preciso desmistificar a percepção equivocada de que o parlamento produz menos do que se espera e custa mais do que deveria. Na prática, porém, o que ocorre é exatamente o contrário: mais economia e mais eficiência para o cidadão-contribuinte.

Na medida em que a Assembleia é responsável por prover o ordenamento legal que norteia as decisões de todos os poderes e a conduta da sociedade, seu papel é essencial para o pleno desenvolvimento do estado – do ponto de vista social, econômico, ambiental e até mesmo cultural.

A pandemia do coronavírus, que nos impôs profundas limitações e enorme esforço para sua superação, é exemplo mensurável da decisiva contribuição da Assembleia Legislativa a favor de todos os paranaenses.

Com agilidade e transparência, a Assembleia Legislativa aprovou todos os mecanismos legais necessários para que o Poder Executivo pudesse tomar as medidas emergenciais de prevenção, vacinação e apoio a todos os cidadãos.

É nos momentos de crise que a atuação do Lesgilativo mais se destaca – porque dá à administração pública as condições necessárias – e legais – para enfrentar toda espécie de adversidades.esta ação é tão mais relevante quanto maior o risco para a vida das pessoas.

Superamos a pandemia graças ao empenho coletivo: de todos os poderes, que agiram em sintonia; do setor produtivo, que entendeu a emergência e deu sua contibuição; e de toda a sociedade, que agiu conforme as regras estabelecidas pelas autoridades. Agora é hora de retomar a vida normal.

E dentro dessa nova normalidade iniciamos neste mês de abril o projeto Assembleia Itinerante – uma iniciativa que tem duas finalidades: estreitar o relacionamento entre o Legislativo e a sociedade, e fortalecer o papel deste poder para a democracia. É direito do cidadão conhecer as atribuições dos 54 deputadas e deputados, e dever da Assembleia agir com transparência. Direito e dever que agora ficam mais perto das pessoas, como determina a civilidade e o respeito mútuo.

Com o espírito de construir um ambiente de harmonia entre os poderes, o setor produtivo e a sociedade, a Assembleia Legislativa amplia seus canais de conexão com os paranaenses. Na certeza de que quanto mais contribuições recebermos, mais opções teremos e melhores serão as decisões para benefício de todos.

Em síntese, a Assembleia faz parte da vida da população em múltiplos sentidos. E é necessário que o cidadão guarde alguma afinidade com as atividades do Legislativo – seja para se engajar em projetos de interesse do Paraná, seja até mesmo embasar eventuais críticas. Afinal, a Assembleia Legislativa é apenas do Paraná, mas dos Paranaenses.

Traiano Imprensa

Comentários