Páscoa: existe idade mínima para oferecer chocolate às crianças?

Nutricionistas afirmam que os pais devem esperar para introduzir o chocolate na alimentação das crianças e dão sugestões para a Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelas crianças, que ficam ansiosas para ganhar ovos de chocolate. Os diferentes tamanhos, formatos, sabores e cores são fatores que atraem ainda mais a atenção dos pequenos. Mas nutricionistas alertam que os pais devem esperar para oferecer o doce pela primeira vez aos filhos.

O paladar do ser humano é construído ao longo da infância, durante a amamentação, introdução alimentar e até cerca de 2 anos de idade. Até este momento, o consumo de açúcar deve ser evitado para preservar o interesse das crianças por alimentos saudáveis, como frutas e legumes.

Introduzir alimentos ricos em açúcar depois dos 2 anos de idade previne o desenvolvimento de cáries e outras infecções bucais, além de minimizar os riscos de obesidade infantil, diabetes e doenças crônicas na fase adulta.

A curto prazo, o consumo de grandes quantidades de açúcar pode aumentar o nível de hiperatividade e alterar o humor das crianças de qualquer idade, com efeitos no comportamento, concentração, foco para executar atividades rotineiras e qualidade do sono.

Quanto mais cedo o açúcar é apresentado, mais adepta a ele a criança será no futuro, “Por isso, a recomendação é que seja apresentado ao paladar infantil o mais tarde possível”, considera.

Qual é a quantidade adequada para cada faixa etária?

O ideal é que as crianças com até 2 anos de idade não consumam nenhum tipo de chocolate. Entre os 2 e 6 anos, o pais podem oferecer 10 gramas por dia, o equivalente a um quadradinho. Dos 7 aos 10 anos, as crianças estão liberadas para comer dois quadradinhos de uma barra de chocolate diariamente.

Opções saudáveis

Para as famílias que preservam a tradição de presentear as crianças com guloseimas, as nutricionistas recomendam a escolha por opções mais saudáveis, como ovos com maior teor de cacau ou de chocolates de alfarroba – que não possuem açúcar ou leite e podem ser consumidos a partir dos 6 meses de idade.

Além disso, os pais podem fazer da Páscoa uma data lúdica, com brincadeiras de caça aos ovos, com ovos cozidos e pintados a mão, e com cenouras, fazendo uma alusão ao alimento preferido do coelho. “Será uma experiência muito divertida e que não deixará espaço para a falta do chocolate. Com criatividade, sempre podemos tornar a Páscoa muito divertida e saborosa”, afirma a nutricionista.

Bethânia Nunes - Metrópoles

Comentários