Netflix e Prime Video: cineasta brasileira Fernanda Schein brilha em Hollywood

A cineasta brasileira Fernanda Schein se estabeleceu em Los Angeles (EUA) há 7 anos e trabalha com a pós-produção de filmes e séries

Fernanda Schein é uma cineasta brasileira que atualmente mora em Los Angeles (EUA). Ela trabalha com a pós-produção de filmes e séries em Hollywood, tendo participação em películas de grandes empresas do streaming como Netflix e Prime Video.

A cineasta esteve na produção da série Neymar: O Caos Perfeito, na Netflix, e do filme Forbidden Wish, do Prime Video. Em entrevista ao Metrópoles, Fernanda falou sobre como surgiu a primeira oportunidade.

“A primeira oportunidade que eu tive foi no trabalho do Neymar, porque eles precisavam de alguém que falasse especificamente português. Quem entrou em contato comigo foi o Festival Brasileiro de Cinema. Eles me indicaram para trabalhar na série porque só tinha um editor brasileiro, os outros eram americanos”, lembra.

Cinema independente

Fernanda também tem braços em outras áreas do cinema. Além da produção para grandes empresas, também mantém o foco no cinema independente e revela que gosta mais de trabalhar nessa área com diretores independentes. “Nos grandes estúdios, eles têm os próprios criativos. No cinema independente, a equipe é muito menor, o orçamento é menor, então as pessoas assumem mais responsabilidades. Sinto que tenho mais liberdade de expressão e criatividade”, destrincha.

Hollywood

Schein deu dicas para crescer no grande mercado cinematográfico norte-americano. “Acho que para expandir as oportunidades, é importante procurar histórias que nos tornam uma coisa única para contribuir com o filme. O meu caminho com a Netflix se abriu exatamente assim”, conta.

“O legal é que é uma cidade que vive do cinema, então a gente encontra projetos de todos os tamanhos. Vai encontrar projetos milionários de estúdio, projetos de médio porte, de diretores que estão fazendo trabalhos para festivais grandes e também vai encontrar trabalhos superpequenos de diretores que estão tentando se estabelecer no mercado.”

Trajetória profissional

Formada em publicidade, Fernanda Schein trabalhou profissionalmente por três anos no Brasil e fez campanhas para marcas como Grendene e Ben 10. Decidiu, então, estudar cinema para fazer produções maiores. “Contatei e me cadastrei em uma escola de cinema nos Estados Unidos e fiz meu mestrado em cinema. Logo depois, o curta-metragem que eu fiz para me formar no mestrado entrou em vários festivais e me permitiu ficar mais um tempo por aqui”, explicou.

A mudança não foi complicada, visto que a brasileira tinha conhecimento do conteúdo trabalhado no cinema americano. O trabalho fez com que a cineasta conseguisse morar nos Estados Unidos, onde está há 7 anos. “Me adaptei rápido ao mercado daqui e também tive sorte de ter várias oportunidades aparecendo para me estabelecer aqui”, confessa.

 

Fonte: Vinícius Veloso/Metrópoles

Comentários