Veneza, de Miguel Falabella, estreia nos cinemas com elenco poderoso

Filme conta com a atriz espanhola Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Carol Castro e mais

Um ano após deixar a Globo, depois de 40 anos de casa, Miguel Falabella enumera uma série de projetos realizados ou em andamento, incluindo a estreia do filme Veneza, no dia 17 de junho.

O longa, criado e dirigido por ele, conta a história de Gringa, dona de um bordel no interior do Brasil que, mesmo cega e doente, sonha em viajar para a cidade italiana, onde acredita que vai reencontrar um amor que abandonou na juventude. Sem dinheiro para realizar tal desejo, amigos da mulher resolvem simular a viagem com a ajuda de artistas de circo.

“É um filme poético, inspirado nas fábulas latinas, que permite encher a vida de metáforas”, conta Falabella que, para escrever o roteiro, partiu de uma peça do argentino Jorge Accame. “O original é curto, então fiz algumas adaptações, criando, por exemplo, uma trama paralela sobre uma garota de programa que se apaixona por um rapaz que sonha ser trans e tem ereção quando se veste de mulher”, contou Falabella, em entrevista ao Estadão.

Gringa, personagem principal da trama, é vivida pela atriz espanhola Carmen Maura, que marcou o início da carreira de Pedro Almodóvar. “Como trabalhei muito na Argentina, minha primeira opção foi Norma Aleandro, uma verdadeira diva, mas, na época [o filme foi gravado em 2019], com 83 anos, ela não se sentiu à vontade e sugeriu uma colega com quem divide o mesmo agente artístico: a espanhola Carmen Maura”, relembra Falabella. “Para minha surpresa, ela telefonou dias depois dizendo aceitar o papel”, completou.

O longa conta ainda com Dira Paes, vivendo a administradora do bordel, que conta com o auxílio de um rapaz interpretado por Eduardo Moscovis; e com Danielle Winits, Carol Castro, Laura Lobo e Maria Eduarda de Carvalho interpretando as prostitutas — personagens que, segundo o diretor, vivem cenas voluptuosas, com as quais Falabella homenageia as divas, especialmente as italianas.

Outros projetos

Enquanto prepara a estreia do longa, Falabella divide-se em outros projetos, como o da criação da série O Coro para a Disney+, sobre jovens talentos que buscam o estrelato no teatro musical; e a adaptação de sua peça O Som e a Sílaba, que montou com Alessandra Maestrini, em outro projeto para a Disney+. Ele ainda está finalizando Marrom – O Musical, espetáculo produzido por Jô Santana sobre a vida da sambista Alcione.

 

Fonte: Ranyelle Andrade/Metrópoles

Comentários