Quarta-feira, dia 9, última data da venda dos tickets do Bolo de Santo Antônio

No valor de R$ 5 reais. Podem ser adquiridos no Escritório Paroquial da Matriz

Vem aí, pelo 19ª ano, numa promoção do Movimento de Cursilhos de Cristandade, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Santo Antônio da Platina, o BOLO DE SANTO ANTÔNIO, popular “Santo Casamenteiro”, se comemora no dia 13 de junho. Como este ano as vendas são antecipadas e não haverá comercialização de pedaços no dia, é importante que os interessados procurem os membros do Cursilho ou compareçam no Escritório Paroquial da Matriz central e adquiram os tickets, até quarta-feira, dia 9. Cada pedaço está à venda por R$ 5 reais. A massa do bolo será preparada no pelo mesmo padeiro, o ‘seo’ José, já na parte da manhã do sábado, 12. E, a decoração pelos cursilhistas, será a partir das 12h, na quadra da Igreja Matriz central da Cidade. E, no domingo, das 8h30 às 12h, acontece a entrega.


A massa normalmente é de pandeló. E, na decoração, usam calda de açúcar, cravo, canela, para que o bolo fique umedecido e mais saboroso. Em seguida é colocado glacê e o coco ralado. 
Em 2020 a iniciativa não ocorreu devido ao Coronavírus (Covid-19) estar em início de pandemia e não haver medicação disponível. Este ano, de forma bem organizada a Paróquia optou por incentivar a promoção que terá algumas alterações no formato comparado aos anos anteriores. 


Segundo informações da Coordenadora do movimento, Ana Cláudia Custódio dos Santos que está à frente da organização da promoção, o bolo, este ano, terá um tamanho menor porque será feito conforme a venda dos tickets. “Como não pode haver aglomeração estamos tomando todos os cuidados para que, no domingo, as pessoas possam buscar os pedaços de bolo com toda a segurança. Para isso o bolo será colocado na quadra e, as pessoas seguindo o distanciamento adequado, entram por um lado e saem por outro, sem ficarem próximas e teremos uma equipe para organizar a fila, higienizar as mãos das pessoas, também pedimos a compreensão para não comparecerem sem a máscara, enfim, o que for de nossa responsabilidade será feito para que haja segurança para todos que forem lá buscar”, destacou. É necessário que levem vasilhas para colocar os pedaços.
Ela ainda lembrou que é importante que as pessoas não compareçam logo no primeiro horário da entrega, às 8h30, “porque como ocorre a venda antecipada, os pedaços serão entregues conforme o número de vendas, então, até meio dia o bolo de quem comprou estará à disposição. O Pároco José Antônio vai abençoar o Bolo de Santo Antônio às 8h30 e, em seguida, começamos a entrega, por isso pedimos que as pessoas fiquem tranquilas, não há necessidade de virem no mesmo horário, pois terão quatro horas para buscar com calma”. 


Em anos anteriores a organização chegou a vender até dois mil pedaços de bolo no dia da entrega. Por isso, este ano acredita-se que o tamanho será bem menor do que anos anteriores quando já chegou a 48 metros de cumprimento, com sete mil pedaços e duas mil imagens do santo colocadas no bolo. “Em outros anos colocamos em média oito imagens do santo em cada bolo, mas, este ano, o total de imagens também será menor”, disse Ana Cláudia que acrescentou: “Todos os anos a decoração apresenta um determinado tempo da liturgia celebrativa da Igreja Católica ou algum evento importante como foi da Copa do Mundo. Este ano, como o Papa Francisco atribuiu a São José, então optamos por fazer a decoração alusiva a este santo”. 


Cláudia ainda mencionou que já é costume por parte dos membros do Cursilho durante todo o trabalho à frente do bolo, estarem usando máscaras, luvas e tocas. E, este ano, devido à pandemia, não será diferente e com outros cuidados necessários. “Prezamos sempre pela total higiene no manuseio de tudo o que envolve esta promoção”, enfatizou. A equipe de organização do Bolo de Santo Antônio conta com cinco pessoas, mas, estarão envolvidos no sábado e domingo, em torno de 40 membros do Cursilho, sendo que, ainda envolvendo o processo de vendas e outras iniciativas, chega a 100 cursilhistas participantes dessa promoção de 2021.

 

Fonte: De Agência

Comentários