Filho de Elis Regina não descarta ideia de show com versão 3D da mãe

João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina, está aberto para novas oportunidades como a do polêmico comercial exibido pela Volkswagen

João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina, afirmou que não descarta a possibilidade de um show com uma versão em 3D da mãe. O assunto se tornou viral após o comercial da Volkswagen, no qual a cantora aparece representada via inteligência artificial.

“A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não”, afirmou João.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele afirmou que vê a utilização de novas tecnologias como algo positivo para trazer à memória a obra da Elis Regina e que usa os recursos da inteligência artificial para restaurar o acervo deixado pela mãe.

A polêmica propaganda

Elis Regina, morta há 41 anos, apareceu em um dueto com a filha, Maria Rita, em uma propaganda de carro que deixou os fãs emocionados na última terça-feira (4/7). Como isso foi possível? A marca usou a inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha. O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma versão moderna da Kombi, enquanto canta Como nossos pais, clássico de Belchior que fez sucesso na voz de Elis Regina.

A campanha continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para completar o dueto.

De acordo com informações da marca, uma tecnologia chamada deepfake foi utilizada para trazer o ícone da música popular brasileira para a campanha. Uma atriz dublê foi usada para se passar pela cantora dirigindo o veículo.

Debate nas redes sociais A música Como Nossos Pais, da saudosa cantora brasileira, figurou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais durante os últimos dias, gerando um debate que misturou opiniões e conceitos sobre publicidade e IA.

A campanha publicitária conseguiu despertar um sentimento de nostalgia entre os brasileiros, tanto pelas cantoras quanto pelos próprios carros antigos. O encontro de gerações gerou repercussão e discussões, com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio de Black Mirror, levantando questões sobre o uso da inteligência artificial para “reviver” lembranças ou pessoas.

Além disso, muitos chamaram a atenção para o uso comercial da imagem de Elis Regina, que fazia oposição à ditadura no país e recebeu apoio da empresa de automóveis, na época.

Independentemente das opiniões divergentes, o vídeo da Volkswagen teve grande sucesso nas redes sociais e alcançou milhares de visualizações em pouco tempo, com esse dueto inédito que, antes, só era possível na imaginação e, hoje, torna-se “real” graças a essa fantástica tecnologia.

 

Fonte: Vinícius Veloso/Metrópoles

Comentários