Curso de smartphone na Assembleia conecta idosos com o mundo digital

O Workshop Smartphone Conecta+ é mais uma ação do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar

“Olha, eu não sei de nada, qualquer coisa que eu aprender vai ser 100% para mim, qualquer coisa mesmo. Eu não vou aprender tudo que vão me ensinar, mas se eu aprender metade já estou no lucro, porque eu só sei usar o telefone para telefonar e atender chamadas. De resto não sei mais nada, então para mim esse curso vai ser muito bom porque se eu aprender 50% do que eles me ensinarem já estou no lucro, porque quando você não sabe muito ou nada, qualquer coisa que você aprenda, você já fica animado”, revelou o aposentado Paulo Roberto Azevedo, de 70 anos, que estava entusiasmado para participar do Workshop Smartphone Conecta+, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (05), no Plenário da Casa de Leis. O workshop que tem nova turma nesta sexta-feira (06), a partir das 9 horas, ensinou idosos a acessar de forma correta um smarthphone (aparelho celular).

Quem também estava ansiosa em participar do curso era Vitalina Rodrigues da Silva, de 70 anos, que sente muita dificuldade em acessar as coisas necessárias do dia a dia. “Hoje tudo é celular, né? Então a gente tem que procurar aprender mais para poder ficar em dia, né? Eu sei mais só o básico mesmo, né? Só sei usar o WhatsApp, a telefonar, algumas coisas básicas. Então a gente precisa aprender a baixar aplicativos, usar outras funções”. Já Adelaide de Souza, de 76 anos, estava em busca de um pouco de autonomia e liberdade. “Quero aprender a lidar com o celular e também saber chamar um Uber, por exemplo, para não ter que estar pedindo favor o tempo todo. É ruim isso, eles acham que a gente não quer aprender, mas é que eu nunca gostei de usar celular. Não sei usar mesmo”, afirmou ao destacar que não saber lidar com as coisas modernas é ruim. “Os netos sabem mais do que a gente e as vezes não têm muita paciência para ajudar e nos sentimos mal por isso. Então fazer o curso será muito importante para mim”.

Mais autonomia

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, explicou que a iniciativa nasceu de uma necessidade que os idosos têm em aprender um pouco mais a utilizar o celular, como forma de proporcionar mais segurança para que eles acessem o mundo digital e de se sentir mais incluídos na sociedade. “Então veio essa parceria com a Celepar e hoje é um momento histórico para a Assembleia Legislativa que abre as portas para essa importante parcela da sociedade que precisa sim do nosso cuidado, da nossa proteção e deixá-los mais seguros para esse mundo digital, incluí-los nessa pauta é muito importante”, explicou, ao comentar que “é emocionante ver esse interesse deles por essa inclusão, por aprender um pouco mais e poderem estar mais pertencentes a esse mundo digital”.

Um dos instrutores do workshop, o ex-deputado estadual Edson Praczyk, afirmou que os alunos aprenderam, por exemplo, a distinguir o que é um browser, o que é um navegador de internet, a fazer pesquisas na internet, como pesquisar temas de seu agrado, ou do seu interesse, a configurar o smartphone, a usar o comunicador social, o WhatsApp, que é o mais popular, dentre os demais, e assim sucessivamente. “É uma forma de inclusão digital, social, e por que não dizer também de aproximar gerações, porque as gerações dos netos e dos filhos, são distantes devido à tecnologia e eles conseguirão minimizar essa distância”, completou Praczyk, ao pontuar que eles têm o interesse no curso porque tem vontade de terem mais autonomia.

Cidadania e inclusão

Para o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), é responsabilidade dos governantes oferecer o que existe de melhor às pessoas da melhor idade. “Portanto, neste momento em que vocês estarão aqui na Assembleia é exatamente para oferecer a vocês um momento de aprendizado para poderem usufruir seus telefones, equipamentos de computador ou aprender a mexer com as estruturas bancárias, por exemplo, que é uma das grandes dificuldades que os nossos idosos têm. Portanto, sejam bem-vindos à Casa de Leis”, comentou. Já o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou que é um momento de aprendizagem, de alegria para a melhor idade, que podem participar de um curso gratuito e aprende rum pouco mais sobre tudo o que o mundo digital oferece. “Sejam bem-vindo e aproveitem o workshop”.

O presidente da Comissã de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Cobra Repórter (PSD), afirmou que é de suma importância o acesso de idosos a todas redes de comunicção disponíveis na internet. "Serve para que os nossos idosos possam se conectar, se comunicar e, além de tudo, o curso é uma prevenção para que essas pessoas não caiam na armadilha de golpistas na internet", disse.

O diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, reafirmou que o papel da entidade e da Assembleia é proporcionar uma vida melhor para os cidadãos e, obviamente, isso inclui os idosos. Ele também observou que, hoje, um dos males desse século é a solidão. “E esse curso, ele tem o propósito de melhorar isso, de trazer um dispositivo que possa aproximar os idosos a parentes, a amigos, que possa dar a eles um canal de comunicação para a gente poder trabalhar com essa questão de solidão. E, ao mesmo tempo também, de dignidade, porque hoje nós precisamos fornecer serviços, o Estado tem muitos serviços online, digitais”, pontuou.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. O último curso de smartphones para idosos aconteceu em abril deste ano, em Curitiba e Região Metropolitana.

Serviço:

Workshop Smartphone Conecta+

06/10 – 09h00 às 12h00

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Valor: Gratuito.

Informações e inscrições: (41) 99131-5494 / (41) 98836-9138

 

Fonte: Thaís Faccio/Alep

Comentários

Publicidade
Aplicativos