Messi vence a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira
Maior vencedor da história da Bola de Ouro, Messi levou o oitavo troféu individual para casa nesta segunda-feira (30/10)
A cerimônia de entrega da Bola de Ouro de 2023 coroou Lionel Messi pela oitava vez na carreira nesta segunda-feira (30/10). Com 68 jogos, 47 gols e 29 assistências durante a temporada de 22/23, o argentino recebeu o troféu individual de melhor jogador da temporada.
Maior vencedor da história do prêmio entregue pela France Football e atual jogador do Inter Miami, o argentino se tornou o primeiro atleta a receber uma Bola de Ouro sem estar atuando por um time europeu. Esta é a primeira Bola de Ouro a ir para a Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol profiossional dos Estados Unidos.
Pela temporada de 22/23, Messi foi campeão da Copa do Mundo de 2022, da Finalíssima Intercontinental de 2022, do Campeonato Francês e da Supercopa da França.
Se juntam a Messi o norueguês Erling Haaland e o francês Kylian Mbappé, no pódio da premiação.
Halaand foi campeão da Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra na temporada. O camisa 9 do Manchester City e da Seleção Norueguesa marcou 55 gols em 55 jogos na temporada e ficou com o segundo lugar da premiação.
Já Mbappé foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2022, além de campeão do Campeonato Francês e da Supercopa da França. Com 56 gols e 14 assistências em 60 jogos, o francês levou o terceiro lugar na competição pela Bola de Ouro.
Vini Jr.
Único brasileiro competindo pela Bola de Ouro, Vinícius Jr ficou com a sexta colocação na competição pelo troféu individual. Campeão do Mundial de Clubes, da Supercopa Europeia e da Copa do Rei, o atacante do Real Madrid teve 22 gols e 21 assistências em 60 jogos pela temporada.
Apesar de não ter chegado ao top 3 da premiação, o jogador nascido no Flamengo levou para casa o prêmio Sócrates pelo trabalho com o Instituo Vini Jr.
Entre 2022 e 2023, a Instituição teve cerca de R$ 1,3 milhão investidos em causas sociais e prevê um orçamento ainda maior para o ano de 2024.
Durante a recepção do prêmio, Vini Jr fez questão de homenagear seu ídolo e maior jogador da história do futebol brasileiro, Pelé, que faleceu no fim de 2022.
Reportagem: Ana Beatriz Martins, Mateus Arantes / Metrópoles
Foto: AFP