Hugo Calderano conquista o tricampeonato pan-americano
Bruna Takahashi fica com a medalha de prata, sua terceira em Santiago
Hugo Calderano conquistou o título no tênis de mesa individual nesta quarta-feira (01). Foi a terceira medalha de ouro do brasileiro, que entra pra história dos Jogos Pan-americanos como o maior campeão na modalidade. Até então, os Hugos Hoyama e Calderano estavam empatados com dois ouros cada.
“Acho que é muito importante pra mim, desde os meus primeiros Jogos Pan-Americanos, ganhei todos: Toronto, Lima e aqui. Acho que isso reforça o quanto eu trabalho duro para chegar e conseguir esse tipo de título que é muito importante não só pra mim, mas para todo o Brasil. Esse tipo de estatística também me dá mais motivação ainda para continuar trabalhando e trazer mais medalhas para o país”, disse Calderano.
O brasileiro venceu Andy Pereira Diez, de Cuba, em uma partida impecável. Em sets diretos, Hugo não deu chances ao adversário e encerrou o jogo em apenas 25 minutos.
“Acho que fiz uma partida muito boa, principalmente no saque e recepção, acho que já dominei o jogo ali, ele não conseguiu receber o meu saque o tempo inteiro. Eu variava bastante os efeitos, os lugares. O saque também é um ponto forte dele, mas consegui receber muito bem, fui agressivo desde o início, então consegui vencer com uma certa tranquilidade, mas claro que isso tudo foi fruto de uma preparação incrível”, explicou.
Bruna Takahashi também avançou à final individual e fez excelente partida, mas acabou superada pela porto-riquenha Adriana Diaz no tie-break.
“O jogo foi muito bom. Estou muito triste porque perdi o ouro, mas na verdade estou chorando porque sei que tive chances de ganhar e não consegui. O nível que eu joguei foi espetacular, eu sei disso, ela é uma jogadora muito boa. Acho que tenho que pensar agora no campeonato por equipes, tentar manter a cabeça erguida. Vai ser difícil esquecer esse jogo, mas bola pra frente que ainda vai ter muita coisa”, disse Bruna.
Foi a terceira medalha de prata da atleta em Santiago 2023. Na segunda-feira, ao lado de Vitor Ishiy, chegou à final de duplas mistas e, ontem, à decisão de duplas ao lado da irmã, Giulia Takahashi.
O Brasil volta a competir nesta quinta-feira (02), na disputa por equipes. As irmãs Takahashi e Bruna Alexandre formam o time feminino, enquanto Calderano, Ishiy e Eric Jouti integram a equipe masculina.
Reportagem: Comitê Olímpico Brasileiro
Foto: COB