Athletico vence o Coritiba e conquista o Campeonato Paranaense feminino
Gurias do Furacão chegaram ao tetracampeonato da categoria
O Athletico é o campeão paranaense de futebol feminino. Na tarde desta quarta-feira (15), o time venceu o Coritiba por 3 a 1, na decisão do título. A partida foi no estádio Arena Vermelha, localizado no bairro Novo Mundo, em Curitiba.
CAMPANHAS
O título coroou a campanha superior do Athletico ao longo da competição. Nas fases anteriores, a equipe havia somado quatro vitórias e um empate em cinco partidas, com 20 gols marcados e nenhum sofrido. Nas semifinais, o time goleou o Rio Branco por 5 a 0. O Coritiba, por sua vez, ostentava três vitórias, um empate e uma derrota (para o Toledo, na fase de grupos), com 15 gols marcados e 3 sofridos. Nas semifinais, passou pelo Toledo (2 a 0). Na fase de grupos, as equipes empataram em 0 a 0.
HISTÓRICO
Com esse título, as Gurias Furacão chegaram ao tetracampeonato da categoria. Venceram todas as edições desde sua estreia, em 2020, sendo todas de forma invicta. Em 2020, bateram o Imperial com duas vitórias (6 a 0 e 2 a 0) nas finais. Em 2021, somaram 10 pontos, de 12 possíveis, num triangular com Toledo e Imperial. Em 2022, derrotaram o Toledo na decisão (6 a 2 e 4 a 0).
VAGA
O Campeonato Paranaense dá ao campeão uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Como o Athletico vai disputar a Série A2 – após ser rebaixado da primeira divisão neste ano –, o Coritiba ficou com a vaga na Série A3.
ESCALAÇÕES
O Athletico, do técnico Brenno Basso, iniciou nmum 3-5-2, com Renata; Alê, Tainá e Thais Prado; Evellyn, Ellen, Duda, Rafinha e Lilian; Isa Cadoso e Nathalia. O Coritiba, dirigido por Leandro Chibior, foi num 3-4-3, com Manuella; Osa Matos, Julia Tavares e Kamila Baby; Julia Correia, Tayla, Dani Moretti e Raquel; Momesso, Brendha e Bruna.
O JOGO
Aos 8 minutos do primeiro tempo, o Athletico abriu o placar. Após cobrança de falta para a área, Nathalia finalizou quase da linha de fundo A goleira coxa-branca Manuella falhou e espalmou a bola para dentro do gol. As Gurias Furacão ampliaram aos 22, num chute de Isa de fora da área, que entrou no canto direito. Aos 25 minutos, Brendha descontou.
Na etapa final, Thais quase fez 3 a 1, em cobrança de falta, mas acertou no travessão. Aos 18, após cruzamento para a área, a defesa coxa-branca afastou mal. Rafinha dominou, driblou uma marcadora e bateu no canto esquerdo: 3 a 1. A partir daí, o time rubro-negro controlou a partida até o apito final.
Reportagem: Redação Bem Paraná
Foto: Valquir Aureliano