Filme brasileiro Cantareira é premiado no Festival de Cannes

O curta, sobre a Serra da Cantareira, recebeu o terceiro lugar na Mostra Cinéfondation, focada em produções dirigidas por estudantes

O cinema nacional levou o primeiro prêmio no Festival de Cannes 2021. Dirigido por Rodrigo Ribeyro, o curta Cantareira ficou em terceiro lugar na Mostra Cinéfondation, que homenageia produções de diretores ainda estudantes. O filme dividiu o prêmio com o curta romeno Love Stories on the Move de Carina-Gabriela Dasoveanu.

O filme aborda a região da Serra da Cantareira, em São Paulo, na visão de um neto e um avô ligados ao local, e foi produzido como trabalho de conclusão de curso da Academia Internacional de Cinema de São Paulo.

O diretor se baseou sua vivência para criar o roteiro. “Eu cresci na Cantareira, nesse lugar tranquilo, onde o tempo corre (ou corria) numa outra velocidade e onde o som colabora (ou colaborava) para um estado muito mais sereno. Mudar para o centro de São Paulo, fazer amizade com os trabalhadores da região e perceber todas essas diferenças foi a faísca”, afirmou Rodrigo.

De acordo com o cienasta, a representatividade desse prêmio é o que mais importa, principalmente em se tratando de uma competição entre filmes majoritariamente europeus ou oriundos de outros países desenvolvidos. “Nosso filme, feito dentro de toda sua simples produção, fica de igual pra igual através do coração que colocamos no que fazemos”, concluiu.

 

Fonte: Raquel Martins Ribeiro/Metrópoles

Comentários