Em busca do tricampeonato Athletico estreia nesta terça-feira (02) na Copa Sulamericana

Adversário desconhecido, Sportivo Ameliano, disputa pela primeira vez a competição continental

O Athletico Paranaense estreia nesta terça-feira (dia 2) na Copa Sul-Americana 2024. O jogo será às 21h30 (de Brasília), contra o Ameliano, em Assunção, no Paraguai, pela primeira rodada da fase de grupos. O Furacão está no Grupo E, formado também por Ameliano (Paraguai), Rayo Zuliano (Venezuela) e Danubio (Uruguai). Campeão em 2018 e 2021, o time paranaense busca o tricampeonato.

Serão seis jogos na fase de grupos – três em casa e três como visitante. O primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas de final. Quem ficar em segundo lugar terá que disputar um playoff contra o terceiro colocado de um dos grupos da Libertadores 2024. O ganhador desse playoff avança às oitavas da Sul-Americana.

Desfalques
As baixas são o volante Erick e o centroavante Pablo, que não estão 100% fisicamente e ficaram em Curitiba.

Estrangeiros em campo
Pela primeira vez no ano, o Athletico poderá utilizar os nove estrangeiros do elenco na mesma partida. Todos estão na relação de convocados: Gamarra, Esquivel, Leo Godoy, Zapelli, Romeo Benítez, Canobbio, Cuello, Mastriani e Di Yorio. A Sul-Americana não tem limite de ‘gringos’. Já no Campeonato Paranaense, há um limite de cinco por time por partida.

Escalação
O técnico Cuca não deu pistas sobre a escalação. Ele vem mudando as peças e o esquema tático conforme as características de cada jogo, além de considerar o desgaste físico acumulado.
Contra o Maringá, no último sábado, ele começou a partida com o lateral-direito Léo Godoy, o volante Fernandinho, o meia Zapelli e o centroavante Mastriani no banco de reservas. A tendência é que os quatro sejam titulares nesta terça-feira.

Recuperação
O lateral-esquerdo Fernando, 24 anos, está recuperado de uma lesão no joelho sofrida em junho de 2023. Desde que voltou, só atuou nos minutos finais contra o Operário, na última quarta-feira. É pouco provável que tenha condições para 90 minutos. Com isso, o volante Felipinho pode ser novamente improvisado na lateral-esquerda.

O adversário

Fundado em 1936, o Sportivo Ameliano estava disputando a terceira divisão do Paraguai até 2019. Em 2021, conseguiu o acesso à primeira divisão. Em 2022, conquistou o título da Copa Paraguai, derrotando o Nacional na grande final. Em 2023, conquistou a Supercopa do Paraguai, vencendo o tradicional Olimpia (tricampeão da Libertadores e 46 vezes campeão nacional).

O Ameliano está em sexto lugar no Campeonato Paraguaio, com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Além do campeonato nacional, só fez uma partida por outra competição na temporada — vitória por 2 a 0 sobre o Olimpia, na fase preliminar da Sul-Americana. Foram 12 jogos no total.

 

SPORTIVO AMELIANO x ATHLETICO

Ameliano: Nicolás Rossi; Patiño, Thomas Gutiérrez, Julio González e Abel Paredes; Aldo Maíz, Luis Martínez e Alberto Contrera; Samudio, Fredy Vera e Torales. Técnico: Pedro Sarabia


Athletico: Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha (Pedro Henrique), Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel (Felipinho); Fernandinho e Alex Santana (Felipinho); Canobbio (Cuello), Zapelli e Julimar (Jader ou Christian); Mastriani. Técnico: Cuca


Árbitro: Andrés Merlos (Argentina)
Local: Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), em Assunção, no Paraguai
Quando: hoje às 21h30 (de Brasília)
TV: ESPN e Star+

 

 

Reportagem: Silvio Rauth Filho / Bem Paraná

Foto: Divulgação / José Tramontin / athletico.com.br

Comentários