Athletico vence o Maringá, conquista o Paranaense 2024 e coroa o centenário com título

Furacão garantiu o 28º título estadual de sua história

O Athletico Paranaense é o campeão paranaense de 2024. O título foi conquistado nesse sábado (dia 6) à tarde, com a vitória por 3 a 0 sobre o Maringá, na Arena da Baixada – Ligga Arena, na partida de volta da final. No jogo de ida, em Maringá, o time da capital venceu por 1 a 0 e só precisava empatar em casa para erguer o troféu. A equipe do Interior tinha que vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols para ficar com o título no tempo normal.

O campeão de 2024 levou o troféu Gil Rocha.

Esse foi o 28º título estadual do Athletico na história e o segundo consecutivo – foi campeão invicto em 2023. A conquista coroa o centenário do clube, comemorado em 26 de março de 2024.

INVENCIBILIDADE
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário.

No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 13 vitórias e 9 empates no local.

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times usaram marcação avançada desde o início. E ambos mostraram muita qualidade defensiva. Era difícil encontrar algum espaço para jogar. Aos poucos, porém, o Athletico foi achando brechas para trabalhar a bola e se aproximar do gol. Aos 25, após Fernandinho roubar a bola no ataque, Canobbio chutou fraco e perdeu gol feito. Um minuto depois, Pablo tabelou com Christian e mandou da meia-lua. A bola desviou na zaga e ‘matou’ o goleiro: 1 a 0. O Maringá só chegou com perigo aos 34, quando Morelli ficou na cara do gol e chutou fraco – Bento defendeu. O Athletico ampliou aos 39, em pênalti sofrido por Christian e convertido por Fernandinho.

SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Athletico seguiu melhor e atacando com certa frequência. O Maringá mostrava certo ímpeto ofensivo e boa organização, mas não tinha precisão ao definir as jogadas de ataque. O time do Interior substituiu os dois laterais por dois pontas (Mirandinha e Robertinho). Aos 6, Julimar é derrubado na área. Pênalti. O impedimento é marcado na origem da jogada e a penalidade, anulada. O VAR confirma o impedimento. Aos 18, entraram o centroavante Mastriani e o lateral-direito Madson nos lugares de Pablo e Leo Godoy. Aos 24, entrou o meia Zapelli e saiu Christian. Aos 39, os volantes Alex Santana e Hugo Moura entraram no jogo. O Maringá conseguiu incomodar nos minutos finais, mas Bento salvou. Aos 48, Mastriani ampliou para 3 a 0, após belo lançamento de Fernandinho e passe preciso de Alex Santana.

ATHLETICO 3×0 MARINGÁ
Athletico: Bento; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick (Hugo Moura); Canobbio (Alex Santana), Christian (Zapelli) e Julimar; Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca


Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius (Robertinho), Ronald, Tito, Vilar e Caíque (Mirandinha); Morelli (Júlio), Rodrigo e Zé Vitor; Serginho e Bruno Lopes (Iago Santana). Técnico: Jorge Castilho


Gols: Pablo (26-1º), Fernandinho (39-1º) e Mastriani (48-2º)
Cartões amarelos: Serginho, Marcos Vinícius, Júlio, Zé Vitor (M). Erick, Alex Santana (A)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 37.758
Local: Ligga Arena, em Curitiba

 

 

Reportagem: Silvio Rauth Filho / Bem Paraná

Foto: Valquir Aureliano 

Comentários