Athletico vence o Rayo Zuliano e registra sua maior goleada na história da Sul-Americana

Furacão lidera grupo E com duas vitórias em dois jogos

O Athletico Paranaense venceu por 6 a 0 o Rayo Zuliano, nessa terça-feira (dia 8) à noite, na Arena da Baixada – Ligga Arena, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Furacão lidera o Grupo E, com 6 pontos, à frente do Danubio (4 pontos), Ameliano (1) e Rayo (0).

Os gols foram de Canobbio (2), Pablo, Esquivel, Fernandinho e Mastriani.

São seis jogos na fase de grupos – três em casa e três como visitante. O primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas de final. Quem ficar em 2º lugar terá que disputar um playoff contra o 3º colocado de um dos grupos da Libertadores 2024.

Na próxima rodada, o Athletico vai ao Uruguai enfrentar o Danubio, em 24 de abril. Antes disso, joga três vezes pelo Brasileirão: Cuiabá (em casa), Grêmio (fora) e Inter (em casa).

Essa foi a primeira partida do Rayo Zuliano fora da Venezuela em toda história. O clube foi fundado em 2005 e disputa uma competição internacional pela primeira vez.

PRIMEIRO TEMPO
O Rayo jogou avançado e pressionou forte a saída de bola adversária. Com essa postura, ficou vulnerável às bolas longas. O Athletico aproveitou. Aos 12, Thiago Heleno lançou e colocou Canobbio em boa condição. O uruguaio foi derrubado pelo goleiro. Pênalti. Fernandinho converteu: 1 a 0. Aos 22, Fernandinho lançou com estilo, Esquivel saiu na cara do gol e tocou por cobertura: 2 a 0. Aos 26, Canobbio aproveitou rebote e fez 3 a 0. O 4º veio aos 45, em belo passe de Fernandinho e tapinha por cobertura de Pablo. O time venezuelano atacou uma vez: foi aos 19, quando Saimon Ramírez invadiu a área e chutou no travessão.

SEGUNDO TEMPO
O Rayo não teve força e mostrou um time frágil. Foi recuando aos poucos e praticamente não atacou. O Athletico adotou um ritmo de treino e ampliou a goleada. Aos 11, a 1ª substituição no Athletico, com a saída de Godoy para a entrada de Alex Santana. Julimar recuou e virou lateral-direito. Santana ficou aberto na direita, como extremo. O 4-4-2 foi mantido. Aos 19, saíram Cuello, Julimar e Fernandinho do centroavante Mastriani, do lateral Madson e do meia Christian. O 5º gol veio aos 20, em chute de fora da área de Mastriani. O 6º foi com Canobbio, aproveitando lançamento de Thiago Heleno.

 

ATHLETICO 6×0 RAYO ZULIANO
 

Athletico: Bento; Leo Godoy (Alex Santana), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho (Christian), Erick, Cuello (Christian) e Julimar (Madson); Pablo (Di Yorio) e Canobbio. Técnico: Cuca
 

Rayo Zuliano: Corredor; Penilla, Hermes Rodríguez, Meleán (Barboza) e Jaider Julio; Andrusw Araujo e Jesús Quintero (Ángel Faría); Gilmar Martínez (Johao Martínez), Saimon Ramírez (Colina) e Padrón; Heiderber Ramírez (Edwin Castro). Técnico: Elvis Martínez
 

Gols: Fernandinho (14-1º), Esquivel (22-1º), Canobbio (26-1º e 30-2º), Pablo (45-1º) e Mastriani (20-2º)
Cartões amarelos: Corredor (RZ)
Árbitro: Ivo Mendez (Bolívia) — Público: 22.317 — Local: Arena da Baixada

 

 

Reportagem: Silvio Rauth Filho / Bem Paraná

Foto: Valquir Aureliano

Comentários