Candidata única, Fernanda Montenegro deve ser imortal da Academia Brasileira de Letras
Eleição está marcada para 4 de novembro
A atriz Fernanda Montenegro, de 91 anos, deve se tornar a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Candidata única, ela está inscrita para concorrer à vaga de cadeira número 17.
A artista confirmou a candidatura em 6 de agosto. O prazo para novas inscrições foi encerrado em 3 de setembro.
O posto era ocupado antes pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. Ele morreu em 15 de março de 2020.
Um boletim da ABL havia informado que também disputaria a cadeira Antônio Hélio da Silva, mas ele teria desistido da candidatura.
A eleição da cadeira está marcada para 4 de novembro. Fernanda Montenegro precisa obter 17 votos para ser nomeada imortal.
A assessoria de comunicação da atriz informou ao G1 que aguarda a eleição para festejar a conquista.
Dama da dramaturgia
Carioca de Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro tem quase 75 anos de carreira. A estreia da atriz em novelas da Globo foi em 1981, na novela Baila Comigo, de Manoel Carlos, segundo a Memória da Globo.
Entre minisséries e especiais, ganhou o Emmy de melhor atriz com o seriado Doce de Mãe (2012).
Foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar, prêmio máximo da indústria do cinema norte-americano, por sua atuação em Central do Brasil (1998), de Walter Salles.
No teatro, foram mais de 70 peças. O entusiasmo profissional é o que move a atriz, desde que foi contratada pela primeira vez como redatora, locutora e radioatriz na rádio MEC, aos 15 anos de idade.
Fonte: Jacqueline Saraiva/Metrópoles