Oscar: Ataque dos Cães pode garantir prêmio de Melhor Filme à Netflix

Gigante do streamig lidera indicações do prêmio com 28 indicações, sendo que dois longas concorrem a Melhor Filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nessa terça-feira (8/2) as indicações ao Oscar 2022, principal prêmio do cinema mundial. Mantendo a tradição que começou em 2020, a Netflix superou estúdios e distribuidoras tradicionais de Hollywood com 28 indicações, tendo o filme Ataque dos Cães como destaque. O feito da Netflix colocou o streaming à frente de Disney (22 indicações), Warner (16), Universal (15) e Diamond (4). Além disso, a gigante também bateu outras plataformas concorrentes, como a Amazon (3) e a Apple TV (3).

A principal aposta da Netflix é Ataque dos Cães, que recebeu 12 nomeações ao prêmio e conquistou o mote de líder de indicações deste ano. São eles Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Ator Coadjuvante (duas indicações), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.

Além do longa estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, os filmes Não Olhe Para Cima, Madres Paralelas, Tick, Tick… Boom! e A Filha Perdida também concorrem entre as categorias, sendo que o primeiro também luta pela categoria de Melhor Filme.

O diferencial deste ano para a Netflix, no entanto, será a principal ideia de ser indicado ao Oscar: ganhar o prêmio. Esta é a quarta vez que uma produção do streaming é indicado na categoria de Melhor Filme, mas pode ser a primeira que a plataforma leva uma estatueta dourada para casa.

Em 2019, a Netflix foi indicada a Melhor Filme pelo longa Roma, de Alfonso Cuarón. Já em 2020, O Irlandês, de Martin Scorsese, e História de um Casamento, de Noah Baumbach, também brigaram pelo prêmio. Nenhum dos três ganhou.

 

Fonte: Juliana Barbosa/Metrópoles

Comentários

Mais Notícias |

Publicidade
Aplicativos