Thiago Oliveira se emociona ao exaltar legado de Pelé a homens pretos

Apresentador do É de Casa homenageou Rei do Futebol, que morreu na última quinta-feira (29/12), aos 82 anos

Thiago Oliveira fez uma reparação histórica no É de Casa deste sábado (31/12) e exaltou a importância de Pelé como ativista da causa racial, posição do Rei do Futebol praticamente ignorada na repercussão de sua carreira.

“Por ser o maior jogador de todos os tempos, e também por ser um homem preto, o legado que ele deixa para nós é imenso”, iniciou Thiago Oliveira, anunciando na sequência um trecho de uma entrevista de Pelé a Pedro Bial sobre representatividade.

“Quando nós começamos na Copa do Mundo da Suécia, os jogadores negros eram só os brasileiros. Nas outras seleções, não havia nenhum jogador negro. Depois que o Pelé começou a viajar com o Santos pelo mundo, depois que começou a dar o exemplo que deu, depois dessa coisa de a criança adorar o Pelé, que é uma coisa de Deus, você vê quantos jogadores negros têm hoje na Europa”, analisou o Atleta do Século.

Após resgatar a declaração de Pelé, Thiago Oliveira reconheceu a potência do maior jogador de todos os tempos ao ocupar lugares dominados por brancos.

“Isso é o que a gente chama de abrir portas. Ser referência não é para qualquer um. Ele abriu portas sozinho, e nessa época em qualquer palavra ou ato nós éramos silenciados. Devemos reverenciar nossos ancestrais e também o Rei Pelé diante do que ele fez por nós, um homem preto estar nos quatro cantos do planeta com a sua figura, a sua excelência, a sua generosidade, o seu brilho no olhar e o amor que ele colocava à frente de absolutamente tudo”, elogiou o apresentador, visivelmente emocionado.

Thiago também criticou a quase nula repercussão das falas de Pelé sobre a questão racial, silenciamento que lhe rendeu má fama e falsas acusações.

“Quando ele tinha a oportunidade de falar, infelizmente não reverberava como reverbera hoje. Em muitos momentos, ele estava lá como homem preto falando sobre o nosso povo, mas não reverberava em TVs, jornais, esquece redes sociais na época. Hoje, temos muitos, graças a Deus, que quando falam viralizam. Isso é ótimo, é o ponto de aprendizagem e reflexão. Pelé fazia naquela época bravamente, com a coroa, do jeito que sempre foi, na majestade íntegra, dizendo tudo o que achava e falando sobre nós. Salve ao Rei Pelé também quando fala desses assuntos tão importantes da nossa sociedade brasileira”, concluiu.

Metrópoles/Paulo Pacheco

Comentários