Mano retorna ao Corinthians com a missão de apagar última passagem

Terceiro técnico com mais jogos na história do Timão, Mano Menezes luta por título internacional e recuperação no Brasileiro

Depois de demitir Vanderlei Luxemburgo na quarta-feira (27/9), o Corinthians anunciou a contratação do técnico Mano Menezes. O treinador gaúcho fará a sua terceira passagem pelo clube, mas gera dúvida na torcida: repetirá a era de conquistas que emplacou em seu primeiro trabalho ou passará em branco como ocorreu em sua volta ao clube em 2015?

Terceiro técnico com mais jogos pelo Corinthians, 258 ao todo, Mano Menezes divide opiniões dentro da torcida corintiana. Em seu primeiro trabalho, resgatou a confiança da Fiel após a traumática queda para a 2ª divisão. Com uma campanha histórica, o clube conseguiu retornar para a elite do Brasileirão. Foram 85 pontos em 38 rodadas de competição.

No ano seguinte, recebeu um reforço do mais alto estrelado para reforçar o elenco consolidado que havia construído o retorno pra série A. Com Ronaldo Fenômeno, Mano iniciou o ano de 2009 conquistando o Campeonato Paulista. O camisa 9 foi um dos principais jogadores da competição.

Na sequência, conseguiu comandar a equipe rumo ao título da Copa do Brasil, numa espécie de coroação ao renascimento da equipe, que havia se reestabelecido na elite do futebol após uma temporada na segundona.

Mano deixou o comando da equipe apenas em 2010, quando acabou sendo chamado para comandar a Seleção Brasileira. Ele deixou a equipe em julho, com a equipe na liderança do Brasileirão, e o título acabou ficando com o Fluminense.

Anos depois, em 2014, assumiu o clube novamente após a saída de Tite, que havia elevado ainda mais o patamar do clube. Com os títulos de Libertadores, Mundial, Recopa e o Paulista de 2013, Mano Menezes acabou herdando um Corinthians com uma exigência elevada.

O desempenho da equipe sob seu comando acabou decepcionando. Ele acabou deixando o clube após passar em branco durante a temporada, sem vencer nenhuma das competições que disputou.

Os últimos títulos de Mano Menezes vieram em 2017 e 2018, quando venceu duas Copas do Brasil sob o comando do Cruzeiro. De lá para cá, passou pelo futebol chinês, árabe, além de treinar Bahia, Palmeiras e Internacional, todas sem um título de expressão.

Agora, ele tem a chance de conquistar a Sul-Americana, já que o Corinthians está na semifinal da competição e empatou o jogo de ida com o Fortaleza em 1 x 1. No Campeonato Brasileiro, sua missão é aproximar a equipe do G6. Hoje o Timão é o 11º colocado com 30 pontos.

Mano iniciar sua nova passagem no sábado (30/1), quando o Corinthians joga o clássico contra o São Paulo, no Morumbi, às 18h30.

 

Reportagem: Raphael Costa / Metrópoles

Foto: Fernando Alves

Comentários