108 ANOS DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO
Santo Antônio da Platina completa no próximo sábado, dia 20 de agosto
Santo Antônio da Platina completa no próximo sábado, dia 20 de agosto, 107 anos de história e desenvolvimento. A cidade “jóia’’ coleciona história, belezas naturais e orgulho de sua gente que comemora ser chamada pelo gentílico “platinense”“.
Com o nome ainda de povoado de Santo Antônio, nosso município encontra-se em mapas do estado do Paraná desde 1896, quando os primeiros colonizadores vindos dos estados de São Paulo e Minas Gerais chegaram à região. Eles estabeleceram-se nas proximidades do morro do Bim, entre os ribeirões do Boi Pintado e da Aldeia, formando uma pequena povoação dedicada à agricultura e à suinocultura onde, mais tarde, floresceu a cidade de Santo Antônio da Platina.
Em 1900 o Estado do Paraná concedeu a área de 250 hectares de terras para a povoação e no ano seguinte, o município de Nova Alcântara (atual Jacarezinho) criou o Distrito de Paz. Em 1914 foi criado o município de Santo Antônio da Platina, com território desmembrado do município de Jacarezinho, cuja instalação se deu em 20 de agosto do mesmo ano.
Além do avanço histórico, o município se destacou na área religiosa com a instalação da Igreja Matriz Católica na praça Frei Cristóvão do Capinzal e o Santuário Nossa Senhora das Graças, no distrito Monte Real, que atualmente é referência religiosa e turística da cidade. O município também foi sede da fundação da Congregação Cristã no Brasil, datado de 1910.
Além da questão religiosa, nossa cidade se destaca também no cenário natural e turístico com paisagens como o Morro do Bim, onde está localizado o Parque do Redentor com capela e estátua do Cristo, além de uma vista panorâmica da cidade. O Mirante, às margens da rodovia PR-439, no trecho entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, tem a construção de um monumento em forma de uma espinha de peixe que aponta em direção ao Rio das Cinzas para a cidade. No local, é possível ainda avistar a grandiosidade do rio e uma linda cachoeira em meio à mata.
Outros pontos também se destacam como a Pedra Branca que entorna a antiga linha férrea do Paranapanema, localização também da Estação da Platina, inaugurada em 1927 e atualmente tombada pelo Patrimônio Estadual.
A Casa da Cultura Platinense, antigo Cine Palace Platinense, é referência cultural em Santo Antônio da Platina a mais de 60 anos, e já foi palco de várias peças teatrais e uma importante sala de cinema. A avenida Oliveira Mota onde está localizada é outro ponto turístico garantido, inclusive no mês de agosto, quando começam as floradas dos tradicionais ipês que centralizam a avenida por toda sua extensão.
“As ruas Rui Barbosa e Marechal Deodoro cortam o centro da cidade e são também atrativo para os visitantes, que passeiam pelas centenas de lojas instaladas, Calçadão, Palácio do Comércio e nosso ‘Shopping Platina”, que margeia lateralmente a Prefeitura Municipal.
São 108 anos que se completam de beleza e história, acompanhados pelo trabalho e carisma do povo platinense que atualmente conta com uma cidade pólo comercial, economia pujante e população estimada em quase 50 mil habitantes.
Parabéns Santo Antônio da Platina, cidade jóia pelos seus 108 anos!
Fonte: assessoria da Prefeitura Municipal