Festas e eventos que extrapolam fronteiras

Um antigo provérbio popular diz que “nem só de pão vive o homem”. Em Santo Antônio, a população também tem festas e eventos tradicionais

Obras, ruas pavimentadas, reformas, aporte financeiro, infraestrutura, tudo isso faz parte da administração municipal para deixar a cidade mais preparada para seus moradores. Mas as pessoas também gostam de se divertir. E festas e eventos públicos também são cartões de visitas de Santo Antônio da Platina. Uma delas, a Exposição-Feira Agropecuária e Empresarial (Efapi), está completando 50 anos (veja matéria especial em anexo).

 

Para quem visita a cidade no mês de junho, tem a oportunidade de conhecer duas festividades: a Festa de Santo Antônio do Bolo Casamenteiro, padroeiro do município, e também a tradicional Festa do Milho, considerada como maior evento gastronômico do gênero no Norte Pioneiro.

 

Vale a pena, ainda, visitar a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, cuja localização é considerada o Marco Zero da cidade, com pedra fundamental lançada em 13 de junho de 1929. A Igreja Matriz se destaca por sua exuberância de formas, com traços de puro estilo românico. A primeira pedra foi transportada por carro de boi.

 

Santuário Nossa Senhora das Graças - Parte integrante da Rota do Rosário, considerado importante referência na Igreja Católica da região, o Santuário Nossa Senhora das Graças recebe os peregrinos diariamente, sendo o ápice da demonstração da fé e perseverança todo dia 13 de cada mês, com reza do terço, confissões, e missa de Ação de Graças.

 

Morro do Bim - Morro do Bim é, certamente, um dos locais públicos mais visitados em Santo Antônio da Platina, oferecendo uma visão ampla da Cidade. É um ponto religioso e turístico, onde estão o Cruzeiro e a imagem do Cristo. Os cristãos procuram subir, principalmente a pé, meditando, fazendo orações e, se tratando do catolicismo, acontece a celebração de missa na Páscoa e procissão penitencial na Sexta-Feira Santa, entre outras programações.

 

Natal de Luz - Alusivo às comemorações que ocorrem em dezembro nas ruas, avenidas e edificações tradicionais fartamente iluminadas, o Natal de Luz é iniciativa do comércio local, com apoio da prefeitura e da Paróquia Santo Antônio de Pádua, onde desde 2002, o seu ponto alto ficou por conta das exibições do Grupo de Canto Sementinha. O evento reúne milhares de pessoas e se transformou em atração turística.

 

BR-153 - Santo Antônio da Platina é cortada pela BR-153. Também passam pela cidade as rodovias PR-092 e PR-439. Atualmente, as rodovias que fazem o contorno da cidade também separam o grande centro de inúmeros bairros, boa parte deles já asfaltados e com infraestrutura completa. Outros, com obras em andamento.

Em todo o limite da cidade não faltam hotéis, pousadas e restaurantes para atender a população local e visitantes.

Fonte: Tá no site

Comentários