É campeão Brasileiro de Parataekwondo! João Gabriel Ribeiro Cardoso

Estudante do colégio Rio Branco, tem 14 anos e compete na categoria cadete até 51 kg.

Com má formação congênita, João Gabriel foi descoberto pela a academia no final de 2019, porém, veio a pandemia, precisou interromper aos treinos, com a liberação das academias de forma reduzida, voltou a treinar mesmo sem competições, para não perder o foco e esperando o momento em que as competições voltariam.

 

A primeira competição oficial foi em 2022, campeonato paranaense. Na modalidade é difícil encontrar atletas na condição do João, especialidade o K 44. João Gabriel luta o taekwondo convencional, ele demonstra grande potencial, compete e ganha dos atletas sem deficiência. Antes de disputar o Brasileiro, competiu em Pato Branco, teve excelente performance, sendo campeão após duas lutas contra adversários do Taekwondo convencional. No Brasileiro João Gabriel é uma grande promessa do para desporto Brasileiro, está no radar da confederação Brasileira, já apontado para o ciclo olímpico em 2028, em Londres, um dos grandes nomes para representar o Brasil.

“O esporte tem o poder de transformar pessoas, eu estive no centro paraolímpico, quem reclama da vida precisa ficar apenas um dia lá, aí a pessoa vai ter um outro olhar da vida, seja qualquer tipo de deficiência, e, eles se superam, a alegria que eles sentem em estar ali. Mesmo com toda dificuldade que eles tem, seja qual for, eles levam a vida de uma forma diferente, isso serve de exemplo para a gente, e eu aprendo todos os dias com o João Gabriel, ele é uma superação”. Completou Mestre Gilberto Oliveira.

 

João Gabriel veio para abrilhantar o para desporto do Brasil na modalidade do Taekwondo, ficamos felizes em ver o crescimento dele, pela idade é focado nos treinos, são 5 dias na semana, cuida do peso, da alimentação e dos estudos.

 

“O esporte está mudando a vida dele, é o poder da transformação, independentemente dos resultados, a medalha é bacana, mas é esse o resultado do ser humano que nós precisamos, “Transformação”, nós queremos ampliar através da rede municipal de ensino, através do núcleo regional de educação, Juntamente com a secretaria do esporte e trazer esses atletas para nosso centro de treinamento, formar futuros campeões e formar novos Joãos. Disse Mestre Gilberto Oliveira.

 

Fonte: Lucimara Valério

Comentários

Publicidade
Aplicativos