Por que Avatar ainda é um sucesso 13 anos após o seu lançamento?

O relançamento do primeiro filme elencou o terceiro lugar de sucesso de bilheteria no primeiro final de semana no catálogo dos cinemas

Não é de hoje que os fãs do filme Avatar aguardam a chegada do segundo filme da franquia de James Cameron — espera essa que já dura mais de 10 anos. Mesmo que a continuação estreie nos cinemas em 15 de dezembro deste ano, o relançamento do primeiro filme provou que a produção vencedora do Oscar envelheceu bem e continua fazendo sucesso entre os seus novos e antigos fãs. Para quem não entendeu nada, Avatar saiu do catálogo da Disney+ e voltou aos cinemas no último dia 22 em 4K HDR. Vale lembrar que o filme estreou originalmente há 13 anos, em 18 de dezembro de 2009. Desde que o streaming da Disney foi lançado, era possível assistir a produção pela plataforma e no sofá de casa.

O retorno de Avatar aos cinemas, no entanto, mostra que os fãs da saga seguem fiéis aos Na’Vi. Dados coletados nos dias 22 a 29 deste mês pela Comscore Brasil mostram que o filme da 20th Century ficou em terceiro lugar na semana em que foi relançado nos cinemas, perdendo para A Mulher Rei e Orfã 2: A Origem.

Apostando tudo ao lado de grandes lançamentos, o relançamento de Avatar 1 conquistou R$ 170,07 milhões no primeiro final de semana nas telonas brasileiras. O mesmo aconteceu nos Estados Unidos: de acordo com a revista Variety, o filme gerou US$ 10 milhões em mais de 1,9 mil cinemas norte-americanos, ficando em terceiro lugar de bilheteria, perdendo para A Mulher Rei e Não Se Preocupe, Querida. Por que Avatar faz tanto sucesso?

O relançamento do filme serviu como um “esquenta” para o lançamento Avatar: O Caminho da Água. É válido pontuar que Avatar 1 lançou em 2009, com Sam Worthington e Zoë Saldaña nos papéis principais, e se consagrou como uma das primeiras produções que mudou o conceito da tecnologia 3D. De acordo com Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore, as novas tecnologias e a presença do Imax — tela de cinema maior do que as tradicionais — podem ter garantido o sucesso do relançamento de Avatar:

“Estamos falando de um filme de 13 anos, que as pessoas podem assistir em casa. O grande atrativo é a apresentação do Imax. Avatar está servindo como um lembrete de como as imagens de Pandora ficam legais na tela grande.”

Especialistas ainda afirmam à revista americana que Avatar: O Caminho da Água deve fazer ainda mais sucesso de bilheteria do que o primeiro filme da franquia, isso porque o longa estreia na véspera de feriados, além da presença da tecnologia e dos clientes recorrentes do mundo de Pandora.

O primeiro filme ocupou o primeiro lugar por sete semanas consecutivas de bilheteria.

“Avatar: O Caminho da Água certamente vai estrear em alta, mas para chegar ao Top 10 das listas de bilheteria, vai precisar de visualizações repetidas e pernas”, diz David A. Gross, da Franchise Entertainment Research.

 

Fonte: Juliana Barbosa/Metrópoles

Comentários