ASSEMBLEIA ITINERANTE PROMOVE SESSÃO ESPECIAL E AUDIÊNCIA PÚBLICA NA EXPOINGÁ

As ações fazem parte da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva criado para levar o Poder Legislativo aos principais municípios do interior do Estado com o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares

A Assembleia Legislativa do Paraná promove, nesta quinta-feira (11), uma intensa programação de sessões especiais, audiências públicas e reuniões durante a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). As ações fazem parte da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva criado para levar o Poder Legislativo aos principais municípios do interior do Estado com o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares. O espaço da Assembleia recebe representantes da sociedade civil organizada e representantes políticos e do agronegócio entre os dias os dias 10 e 13 de maio.

Neta quinta-feira (11), a Assembleia promove um grande evento aberto ao público para receber as reivindicações da população e homenagear personalidades de Maringá e região. A solenidade, que ocorre durante a Expoingá, deve receber cerca de 450 pessoas a partir das 19 horas no Centro de Eventos II – Área Central do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Durante o encontro, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), a segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP) e deputados estaduais da região recebem entidades do agronegócio e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e sugestões. De acordo com a programação, cerca de 30 pessoas de destaque na sociedade de Maringá e da região receberão diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa.

Também está programada a realização da audiência pública "Reciclagem no Paraná: Desafios, Perspectivas e Alternativas". O evento ocorre no dia 11 de maio às 10 horas, no Auditório Luiz Antônio Pena, dentro do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A proposição é do deputado Evandro Araújo (PSD).

Interação

Como ocorreu na primeira edição da Assembleia Itinerante, em Londrina, canais vão permitir que o cidadão possa interagir diretamente com o Legislativo no decorrer do projeto. Durante o período em que a Assembleia estiver presente em Maringá, a população poderá preencher um formulário com propostas, iniciativas e demandas de sua região. As sugestões poderão ser depositadas em uma urna localizada no estande da Assembleia na Expoingá.

No lugar, a interação também poderá ser feita pelo celular. Um totem com QRcode direciona o cidadão para um formulário on-line dentro do site do Legislativo com campos para deixar os contatos e sugestões. As propostas serão armazenadas e analisadas por uma equipe da Assembleia Legislativa. A importante ação de cidadania tem a finalidade de aproximar a população cada vez mais da Assembleia.

Também no espaço montado pela a Assembleia, as pessoas poderão se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. No decorrer da agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

A Assembleia Itinerante foi proposta pela Mesa Executiva para criar um canal direto entre a sociedade e o Legislativo. A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população para reuniões e debates.

A edição 2023 da Expoingá está sendo realizada entre os dias 4 a 14 de maio.

ALEP/Créditos: Dálie Felberg/Alep

Comentários

Publicidade
Aplicativos