Zona de Interesse: diretor é criticado por sobreviventes do Holocausto

Fundação dos Sobreviventes do Holocausto condenou o discurso de Jonathan Glazer ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional

A Fundação dos Sobreviventes do Holocausto dos Estados Unidos criticou o discurso do diretor Jonathan Glazer, relacionando o genocídio de judeus ao conflito entre Israel e a Palestina, ao receber o Oscar de melhor longa internacional por Zona de Interesse, filme que também venceu a categoria de Melhor Som.

“Você fez um filme sobre o Holocausto e ganhou um Oscar. E você é judeu. Bom para você. Mas é vergonhoso que você presuma falar em nome dos seis milhões de judeus, incluindo um milhão e meio de crianças, que foram assassinadas unicamente por causa da sua identidade judaica”, diz o texto assinado pelo presidente da Fundação, David Schaecter.

“Você deveria ter vergonha de usar Auschwitz para criticar Israel. Se a criação, existência e sobrevivência do Estado de Israel como um Estado judeu equivale a ‘ocupação’ na sua mente, então obviamente você não aprendeu nada com o seu filme.”

Em seu discurso no Oscar, Glazer que “estamos aqui como homens que refutam seu judaísmo e o Holocausto sendo sequestrados por uma ocupação, que levou ao conflito para tantas pessoas inocentes”, disse. “Sejam as vítimas do 7 de Outubro em Israel ou do ataque em curso a Gaza, todas as vítimas desta desumanização… como podemos resistir?”, completou o diretor.

 

Fonte: Ranyelle Andrade/Metrópoles

Comentários