Casa do Artesão Platinense é uma realidade em SAP

Inauguração acontece neste sábado, dia 7, na Rua 13 de Maio

No dia 7, próximo sábado, véspera do Dia dos Pais, será inaugurada na Rua 13 de Maio, nº 538, no centro de Santo Antônio da Platina, a CASA DO ARTESÃO PLATINENSE, que atualmente conta com 19 artesãos que comercializam os mais diversos produtos confeccionados por eles mesmos.


A concretização desta tão desejada conquista foi fruto de muito empenho, conversas transparentes, análise de mercado e a certeza de que era hora de arriscar. Segundo informou a presidente da Associação Platinense de Artesanato, Paula Yamashita, a iniciativa partiu das artesãs que faziam parte da Feira do Artesanato que até então acontecia pelo menos dois sábados por mês na Praça Frei Cristóvão, nas manhãs de sábado, com a exposição dos trabalhos, o que ocorreu durante cinco anos.

 

“A cada 15 dias ali nos reuníamos para apresentar os nossos produtos à população platinense e da região. Durante este tempo fomos conversando e entendíamos que era necessário ter o nosso cantinho funcionando com mais dias da semana e, com isso, indo aos poucos se tornando parte da rotina de compras das pessoas. Dividimos as responsabilidades, assim como, os gastos para que tivéssemos nosso espaço que agora é uma realidade e funciona de terça a sexta-feira, entre 10h e 18 horas e, aos sábados, no horário comercial adotado para cada final de semana”, enfatizou ela.


Os 19 artesãos dividem entre eles as contas de água, luz, aluguel, internet e deixam bem claro que não há apoio externo, como de setor privado ou público, apenas alguns patrocinadores que estão ajudando os profissionais neste início de trabalho, através de brindes para sorteios de rifas. Há um tempo cogitou-se que a Casa do Artesão estaria se instalando num dos quiosques do Calçadão Manoel Arrabaça, na Rua Marechal Deodoro, porém, algumas dificuldades impediram que isso ocorresse.

 

“Esta indecisão que se instalou, hoje até vemos que foi bom, porque estamos colocando em prática um sonho de todos. Unimos nossas forças e aí está o resultado, temos nosso espaço aberto diariamente para atender a população que deseja presentear alguém, ou mesmo comprar algo para a casa, para o local de trabalho, enfim esperamos que, a cada dia que passar mais platinenses e visitantes da região conheçam nosso espaço, onde serão bem acolhidos”, destacou Paula, acrescentando que “também estamos vendo a possibilidade de abrir espaço na Casa para outros artesãos, embora, no momento, a preferência é para quem já faz parte de nossa Associação”.

 

Cada produto vendido, independente de qual artesão, uma pequena porcentagem fica para a Casa do Artesão, sendo que a Associação é que vai cumprir com os pagamentos das despesas fixas, através de uma justa divisão.


Ao adquirir produtos na Casa do Artesão Platinense, o consumidor participa de sorteios. Há ainda uma rifa com produtos para o Dia dos Pais. Vale a pena prestigiar este novo espaço na cidade que certamente vai cair no agrado do povo, até porque, quem já visitou garante que há muitas novidades, graciosidades e detalhes importantes de peças confeccionadas, além de preço bom e simpatia dos talentosos artesãos.


A Casa do Artesão Platinense está no Instagram com o endereço: casadoartesaoplatinense. Também, no Facebook: @casadoartesaoplatinense – artes e entretenimento. A Associação está aberta para a adesão de novos associados artesãos desde que aceitem as normas de funcionalidade.

Comentários