Arquitetura e Urbanismo tomam conta da região norte do estado

Diversas atividades serão realizadas pelo projeto Rotas Paraná

A Arquitetura e o Urbanismo vão tomar conta do norte do estado entre segunda e quarta-feira, dias 24 e 26. Diversas atividades serão realizadas pelo projeto Rotas Paraná, como fiscalização profissional e de obras, palestras e atendimento aos profissionais da região.

Uma equipe do CAU/PR estará disponível para atender aos profissionais e estudantes do último ano de graduação das cidades de Apucarana, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. É a oportunidade para tirar dúvidas e ficar em dia com a autarquia federal. Os locais, horários e mais informações sobre o atendimento podem ser conferidos abaixo.

Um dos destaques do Rotas Paraná é o projeto CAU Educa, que apresenta o universo da Arquitetura e Urbanismo para crianças entre 7 e 12 anos. Desta vez, a ação lúdica será realizada em uma escola municipal de Apucarana. O CAU Educa já impactou mais de 600 estudantes paranaenses, que moram em cidades do litoral e das regiões de Maringá, Cascavel, Guarapuava e Curitiba.

Já na terça-feira (25), os conselheiros do órgão de fiscalização federal estarão em Londrina para debater os principais pontos da Arquitetura e Urbanismo do estado. A Reunião Plenária está marcada para às 14h, no Auditório da OAB (Rua Governador Parigot de Souza, 311 – Jardim Caiçaras).

O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, destaca que a atual gestão tem como uma de suas principais metas o processo de interiorização das atividades e da presença do Conselho em cidades que ficam fora da Região Metropolitana de Curitiba. “Os profissionais que atuam nos locais descentralizados solicitam atenção especial do Conselho. Nossa intenção é cobrir a maior quantidade de municípios do interior com ações de fiscalização, encontro com entidades de classe, visitas às instituições de ensino e assinaturas de acordos de cooperação com gestores municipais”.

Atendimento

Um dos principais serviços oferecidos pelo CAU/PR nas cidades da região norte será a coleta de dados biométricos (fotografia, impressão digital e assinatura) para a emissão da carteira profissional. De acordo com a Lei Federal nº 12.378/2010, apenas profissionais devidamente registrados no CAU podem atuar como arquitetos e urbanistas no país.

Para realizar a coleta de dados biométricos, os estudantes do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo devem levar documento oficial com foto e carteira da instituição com identificação do período ou declaração da faculdade.

Já os arquitetos e urbanistas que ainda não possuem a carteira profissional devem realizar a solicitação prévia via SICCAU, gerar e pagar o boleto correspondente. Também será necessária a apresentação de um documento oficial com foto no momento do atendimento.

Cau/pr

 

Comentários